Constituição da Provedoria do Ensino e dos Profissionais do Técnico

Os provedores agora nomeados assumem as funções durante os próximos quatro anos

O Instituto Superior Técnico constituiu um Gabinete de Provedoria, para defender e promover os valores da Escola bem como os direitos e interesses legítimos dos membros da comunidade académica.

O Gabinete de Provedoria do Instituto Superior Técnico é composto por 2 provedores, tendo sido nomeados para os próximos quatro anos:

A Provedoria do Ensino tem por fim promover o respeito pelo indivíduo, a qualidade da vivência académica, e impedir preconceito, discriminação e abuso. O objetivo é garantir satisfação com a experiência académica, baseando-a na segurança, tolerância e confiança mútuas, valores centrais ao desenvolvimento humano, social e cultural. O objetivo final é caracterizar a vida académica por abertura, clareza e objetividade, tendo em vista as melhores condições de trabalho colaborativo na comunidade educativa e o sucesso individual e institucional.

Compete ao Provedor do Ensino a análise de situações de desprestígio dos valores académicos, e das situações reportadas que ponham em causa a normalidade da atividade de ensino e aprendizagem pela violação de princípios éticos e de civilidade por Estudantes ou Docentes. Estes podem apresentar ao Provedor participações, queixas, exposições ou petições relativas a questões associadas ao Ensino que desprestigiem esta atividade, de acordo com a Carta de Direitos e Garantias e o Código de Conduta e Boas Práticas da Universidade de Lisboa, quando referentes a matérias e comportamentos que no contexto das funções e atividades do Instituto sejam consideradas discriminatórias, ofensivas ou abusivas.

A Provedoria dos Profissionais tem por fim promover a defesa e a promoção dos direitos e interesses legítimos e uma vivência profissional que contribua para o sucesso individual e institucional no Técnico, em respeito pelo indivíduo, a qualidade da vivência profissional, e impedindo o preconceito, a discriminação e abuso. O objetivo é garantir satisfação com a experiência profissional, baseando-a na segurança, tolerância e confiança mútuas, valores centrais ao desenvolvimento humano, social e cultural.

Compete ao Provedor analisar as participações, queixas, exposições ou petições apresentadas pelos Profissionais do Técnico relativas a ações ou omissões dos órgãos, serviços ou agentes do Instituto e ainda sobre matérias administrativas conexas ou outras decorrentes da sua atividade no Instituto e que por eles sejam consideradas ilegais, discriminatórias, violentas, ofensivas ou abusivas.

Mais informações em conselhodeescola.tecnico.ulisboa.pt/provedoria