CONT(R)A o desperdício energético

Projeto pretende cativar alunos do Técnico como embaixadores na promoção da eficiência energética.

Dez indivíduos equipados a rigor, com máscaras e fatos de desinfestação, invadiram esta terça-feira, 17 de outubro, o campus da Alameda. Por entre “zuns, zuns”, expressões de curiosidade ou de perplexidade, toda a gente se questionava sobre a natureza da ação. A reação foi a esperada, como nos explica Diogo Henriques, mentor do projeto CONT(R)A: “queríamos despertar a curiosidade dos alunos, levá-los a querer saber mais sobre o projeto, para posteriormente torná-los nossos embaixadores”. Este é um projeto do IN+financiado pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo da Energia Elétrica, e aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Pretende sensibilizar a comunidade do Técnico para a matéria da eficiência energética, fazendo “repensar hábitos, mostrando-lhes os seus consumos, os custos que lhes estão associados, e como fazer diferente”, vinca o mentor do projeto.

Foram vários os locais do campus onde decorreu esta ação de divulgação, que funcionou simultaneamente como mote para a filmagem de um vídeo promocional. Entre as salas do pavilhão de civil ou o espaço 24 onde colaram autocolantes de alerta, ou a entrada principal onde está o lettering do Técnico, depois de devidamente protegido, foi “grafitado” com o endereço eletrónico do projeto, tudo ia captando atenções. “Esta é uma das muitas ações que levaremos a cabo”, afirma Diogo Henriques. “Outras iniciativas irão serão levadas a cabo em breve, e causarão impacto com certeza”, adianta ainda  Diogo Henriques.

Os alunos do Técnico podem desde já tornar-se “ativistas” do projeto, monitorizando em suas casas os consumos energéticos, de forma gratuita, através de um equipamento que lhes será cedido. Posteriormente através de uma plataforma a informação e as boas práticas apuradas poderão ser partilhadas. O alerta pode também ser dado quando se depararem com episódio de desperdício energético nos campi do Técnico. “Queremos levar os alunos a mudar os seus hábitos, para que quando se esquecerem de desligar as luzes do quarto, ou o portátil na sala de estudo, se lembrem que estão a extrair e desperdiçar recursos ambientais”, acrescenta o mentor do projeto. “Pretendemos que esta campanha não seja passageira”, destaca Diogo Henriques. A avaliar pela atenção que captou durante esta terça-feira, o CONTRA já está a fazer pensar duas vezes.