Campus e Comunidade

Daniel Gonçalves vence 1.ª edição do Prémio José Tribolet powered by Deloitte

A transformação de uma disciplina lecionada na escola num jogo valeu o destaque ao professor do Técnico.

O professor catedrático do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico, Daniel Gonçalves, é o primeiro vencedor do Prémio José Tribolet para a Inovação Digital no Ensino, powered by Deloitte. A entrega do prémio decorreu na cerimónia do 114.º aniversário da escola (Dia do Técnico), no dia 23 de maio, no Técnico Innovation Center powered by Fidelidade.

No seu discurso, o também investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID) alertou para a necessidade de usar a tecnologia “como algo mais transformativo”, uma vez que aplicá-la ao “modelo tradicional” de ensino não será “suficiente porque não vivemos no mundo tradicional”. Daí que o necessário não seja a utilização das tecnologias, mas a inovação, explicou. Esta terá sido a ideia subjacente à gamificação (uma das suas áreas de investigação) de uma disciplina, transformando-a num jogo. Neste processo, contou, observaram-se “grandes alterações em termos de empenho, interesse e envolvimento” dos estudantes.

Sobre a relação entre o ensino e a investigação, o premiado afirmou haver “sempre vasos comunicantes” entre ambos. “Aquilo que aprendemos na investigação acaba por se refletir no que ensinamos. Gosto de olhar para esta experiência […] como uma forma muito positiva de integrar as duas coisas, uma vez que é preciso e tem sido feita investigação nesta área da gamificação do ensino diretamente no ensino”, concluiu.

Quanto ao nome do galardão, elogiado pelo premiado, o Presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço, referiu-se ao cientista José Tribolet como “fonte de inspiração”, “exemplo de um académico”. “É uma pessoa que se carateriza por nunca pensar dentro da caixa […] na forma de estabelecer planos e caminhos que às vezes são quase impossíveis, mas que depois se concretizam”, complementou. Nem sempre correr bem é, segundo Rogério Colaço, “aquilo que se espera da academia, um laboratório que está sempre em experiência, a olhar para o futuro, a ver o que podemos fazer de diferente e melhor”.

Também presente na cerimónia esteve Rui Pedro Vaz, em representação da Deloitte. O Alumnus do Técnico, afirmou que a escola é a “principal fonte de talento qualificado em engenharia”. Sobre este prémio, Rui Pedro Vaz explicou pretender “reconhecer e incentivar o desenvolvimento de metodologias e ferramentas digitais que, sem comprometer o rigor e a exigência técnica, consigam comunicar com as novas gerações e prepará-las para resolver os problemas complexos do futuro”.

O Prémio José Tribolet, powered by Deloitte, instituído em 2024, por iniciativa do Conselho Pedagógico do Técnico, visa distinguir e promover o desenvolvimento, implementação e utilização de novas tecnologias, ferramentas e metodologias digitais no ensino da engenharia em Portugal.

José Tribolet é professor catedrático jubilado do Instituto Superior Técnico, onde criou a licenciatura em Engenharia Informática e o Departamento de Engenharia Informática. Foi fundador e presidente do INESC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores. Enquanto investigador, dedicou-se à aplicação do processamento digital de sinais.