Deputados da União Interparlamentar visitam o Técnico

No decorrer da visita, dezanove deputados de países membros do Grupo Geopolítico dos Doze Mais da União Interparlamentar (UIP) tiveram oportunidade de conhecer alguns dos projetos desenvolvidos na instituição.

O Técnico recebeu na passada quarta-feira, 5 de junho, a visita de dezanove Deputados de países membros do Grupo Geopolítico dos Doze Mais da União Interparlamentar (UIP). A visita realizou-se no âmbito da realização do segundo Seminário Regional da UIP sobre os objetivos de Desenvolvimento Sustentável para os Países dos Doze Mais, coorganizado entre a Assembleia da República e a UIP – uma organização única composta por parlamentos nacionais de todo o mundo com o objetivo de proteger e construir a democracia global através do diálogo político e da ação concreta. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Saúde de Qualidade (ODS3) e Industria, Inovação e Infraestrutura (ODS9) foram o foco do seminário, sendo a passagem pelo Instituto Superior Técnico enquadrada na promoção do ODS9.

Durante a visita, os deputados tiveram oportunidade de conhecer o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR- Lisboa) contactando com alguns dos projetos desenvolvidos na unidade de investigação. Posteriormente, o grupo rumou às instalações da equipa Formula Student Lisboa (FST Lisboa) para conhecer as dinâmicas de trabalho dos alunos, assim como alguns dos inovadores protótipos desenvolvidos pelo grupo de estudantes.

A presidência do Grupo dos Doze Mais, um dos maiores grupos geopolíticos da UIP, é detida por Portugal, sendo o Deputado Duarte Pacheco o Presidente. O trabalho realizado pela organização é feito em estreita colaboração com as Nações Unidas e outras organizações parceiras, sendo atualmente 179 os parlamentos que são membros desta organização.