Dia da Responsabilidade Social promoveu o bem estar animal no polo de Oeiras do Técnico

Evento dedicado à causa animal contou com a presença de Paulo Fernandes, locutor da rádio M80 e autor do livro e podcast Andar à Trela.

O polo de Oeiras do Instituto Superior Técnico foi palco da 5.ª edição do Dia da Responsabilidade Social, a 29 de maio. O evento teve como tema central o bem-estar animal, alertando para a responsabilidade de toda a sociedade.

Associações e instituições dedicadas ao cuidado animal, como a Animalife e a Eu Cãosigo marcaram presença no evento, com o objetivo de sensibilizar, apoiar e promover a troca de experiências e conhecimentos sobre a causa. O evento, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, apresentou ainda stands com informações pedagógicas, de temas como os cuidados estéticos e de higiene e os produtos e serviços existentes no sector.

Mafalda Gonçalves, da Pé Ante Pata, destacou a importância do evento para esta associação. “Viemos dar a conhecer o nosso trabalho, angariar fundos para pagar despesas veterinárias e apelar à responsabilidade com os animais”, explicou, acrescentando que “a adoção não deve ser feita por impulso; é um compromisso para toda a vida”. Susana Silva, da Unidade de Bem-Estar Animal e Fiscalização Sanitária da Câmara de Oeiras, enfatizou a política municipal na área do bem-estar animal: “Trouxemos um canídeo para adoção e divulgamos projetos como o Espaço Amigo dos Animais em Oeiras. Temos vários canídeos no nosso CROAMO [Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras] disponíveis para adoção”.

No exterior do campus, ocorreu também uma demonstração da Academia Equestre João Cardiga, onde os estudantes do Técnico tiveram a oportunidade de conduzir e tirar fotografias com o cavalo Brilhante.

Entre as atividades do programa houve espaço para palestras sobre comportamento animal, com a presença de Paulo Fernandes, locutor da rádio M80 e autor do livro e podcast Andar à Trela, numa conversa descontraída em que deu a conhecer princípios básicos e técnicos sobre ter um cão e como começar a treiná-lo. O orador abordou temáticas importantes, como a castração, a esterilização e as transportadoras para cães, na apresentação que fez do livro.

Numa segunda sessão conjunta estiveram Cristina Fernandes, que ressalvou que “o bem-estar animal é também o bem-estar humano”, e Carlos Cordeiro, que sensibilizou os espectadores para a importância de treinar adequadamente os seus animais de estimação.