Diversão e Engenharia de braço dado

Os Desafios da Engenharia são o resultado de uma parceria já longa entre a Câmara Municipal de Loures e o Técnico, envolvendo várias faixas etárias em atividades diversas.

O entusiasmo é uma dominante comum a todas as horas e atividades que compõem mais uma edição dos Desafios da Engenharia. Tornou-se impossível ficar indiferente à animação que brotava da maioria dos 40 alunos da Academia dos Saberes- Pólo de Loures que esta terça-feira, 30 de abril, tiveram oportunidade de visitar o Campus Tecnológico e Nuclear do Técnico (CTN) e desfrutar do programa e do conhecimento associado a esta iniciativa.

Entre uma visita aos laboratórios e o contacto com as atividades planeadas pelo Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST)- os participantes eram confrontados com alguns conceitos importantes da Engenharia e desafiados a competir em grupos. Orientadas pelos respetivos mentores da equipa do  Núcleo de Apoio ao Estudantes (NAPE), as equipas da Relatividade, H2O, Protão e Diamante iam alternando entre atividades e espaços, acumulando pontos que advinham do empenho e da capacidade de apreensão e aplicação dos conhecimentos transmitidos. O derradeiro desafio – do qual resultaria o apuramento da equipa vencedora- seria feito nos ares, através de uma competição de aviões de papel. Depois da técnica que cada um dos grupos teve que aprofundar na construção dos mesmos, foi altura das melhores aeronaves de cada equipa sobrevoarem os céus do CTN.

Antes de revelar a equipa vencedora, a professora Palmira Silva, vice-presidente do Técnico para a Comunicação e Imagem, e o vereador Gonçalo Caroço, responsável pelo pelouro da cultura da Câmara Municipal de Loures fizeram questão de proferir algumas palavras. “Esta atividade nasce de uma parceria frutuosa entre o Técnico e a Câmara Municipal de Loures e que se tem assumido como uma importante forma de ligação à sociedade”, acentuava a docente do Técnico. Agradecendo o empenho e disponibilidade do Técnico na concretização desta atividade, também o vereador Gonçalo Caroço enfatizou a importância desta “união profícua” entre a autarquia e a escola, abrindo portas ao aprofundamento desta “ótima relação” que se tem consolidado ao longo dos anos.

Apesar dos motivos de celebração terem sido maiores para equipa que arrecadou a melhor pontuação dos desafios- o grupo H2O- no final do dia a satisfação era uma caraterística decifrável nas expressões de todos os participantes. Florinda Santos fez até questão de traduzir a mesma em palavras, agradecendo a todos os envolvidos o acolhimento e o dia diferente que lhe proporcionaram. “Estas iniciativas são importantíssimas para nos colocar em contacto com estas áreas e para aprendermos mais”, vincava posteriormente. Também Alberto Martins e a esposa Anizabel Martins não podiam estar mais contentes com a decisão de participarem na iniciativa, definindo-a como “uma oportunidade única de aprender mais e de conviver”. “Foi tudo muito interessante e foram todos extremamente atenciosos. Já para não falar que ficamos a conhecer este espaço do Técnico que é maravilhoso”, declarava Alberto Martins.

Esta quinta-feira, 2 de maio, é a vez de alunos do terceiro ciclo de escolas do concelho de Loures  serem contagiados com a energia e arrojo da Engenharia através desta iniciativa.