Docente do Técnico nomeado professor honorário da Universidade Estatal de S. Petersburgo

O professor Armando Pombeiro, docente do departamento de Engenharia Química e membro integrado do Centro de Química Estrutural (CQE), foi recentemente distinguido por uma das mais antigas e prestigiadas universidades russas.

O professor Armando Pombeiro, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ) foi distinguido com o título de professor honorário da Universidade Estatal de São Petersburgo. O honroso reconhecimento é justificado pelo contributo dado pelo docente “no desenvolvimento da Química e do ensino superior”, e foi oficializado numa cerimónia inserida no âmbito do XXI Congresso de Mendeleev de Química Geral e Aplicada, no dia 10 de setembro.

O docente do Técnico confessa-se “muito honrado” com este reconhecimento, “pois a Universidade Estatal de S. Petersburgo é uma das duas maiores universidades da Federação Russa, com uma longa história, tradição e prestígio, que se estendem desde há quase 3 séculos, onde lecionaram cientistas da maior reputação internacional” e à qual “estão também associados vários laureados com o Prémio Nobel”, como sublinha o professor Armando Pombeiro.A cerimónia incluiu, para além dos típicos atos oficiais, a plantação de uma árvore, prática não seguida em Portugal e “rica em simbolismo”, reconhece o docente do Técnico.

A ocasião em que esta distinção foi conferida ao docente do DEQ acabou por se revelar também especial por si só, uma vez que “decorreu durante o XXI Congresso Mendeleev de Química Geral e Aplicada”, organizado pela Universidade Estatal de S. Petersburgo no Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.  A tornar este recolhimento ainda mais impactante está o facto de este título ser atribuído ao docente do Técnico por uma instituição com a qual o docente tem “laços fortes”, numa altura muito marcante da sua carreira, como o próprio sublinha: “a minha jubilação na Universidade Lisboa em que fico liberto das atividades obrigatórias de ensino”. “Este limite de idade não é compulsório na Federação Russa, o que me traz um certo conforto”, refere o docente. “Além disso, a distinção contribui de algum modo para a visibilidade internacional da minha Escola, o que me dá ainda um conforto acrescido”, acrescenta ainda.

Esta distinção por parte da Universidade Estatal de S. Petersburgo é o resultado de uma longa colaboração entre o professor Armando Pombeiro e o professor Vadim Kukushkin da instituição russa, “que se iniciou há um quarto de século e que constitui possivelmente a cooperação científica mais profícua alguma vez estabelecida entre os nossos países – um do antigo bloco de leste e outro ocidental – , traduzida em mais de uma centena de publicações em revistas de alto fator de impacto e em livros ou séries internacionais”,  como salienta o docente do Técnico. “O sucesso da cooperação tem assim resultado de uma combinação rara de fatores em que sobressai uma atitude construtiva que não se deixa esmorecer perante os constrangimentos financeiros”, destaca, ainda, o professor Armando Pombeiro. O mérito e o impacto desta colaboração é reconhecido por ambas as instituições, e por isso mesmo a Universidade de Lisboa irá conferir em breve o título de doutor Honoris Causa ao professor Vadim Kukushkin. Para o professor Armando Pombeiro estas distinções contribuirão para “o estreitamento dos laços científicos e culturais entre as duas instituições, o que constitui para mim um motivo de agrado”.