“É com natural emoção e orgulho que recebo esta honrosa distinção”

O professor Ricardo Bayão Horta recebeu, esta quarta-feira, a Insígnia de Professor Emérito da Universidade de Lisboa.

A cerimónia de Atribuição da Insígnia de Professor Emérito da Universidade de Lisboa ao professor Ricardo Bayão Horta teve lugar esta quarta-feira, dia 26 de outubro, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, perante uma audiência repleta de familiares, amigos e colegas do homenageado.

O professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, foi o primeiro a tomar a palavra, aproveitando a oportunidade para agradecer ao professor Ricardo Bayão Horta “o que fez pelo Técnico, onde criou uma escola, uma cultura e uma tradição”. “Muito obrigado por todos os anos que dedicou a esta escola, muito obrigado pela cultura de rigor que aqui criou. Parabéns por esta homenagem.”

Ao longo de quase duas horas, os presentes no Salão Nobre puderam ouvir numerosos discursos de elogio a Ricardo Bayão que se focaram na vida académica, profissional e política do professor. O doutor Rodrigo Lino Santos, último doutorando do homenageado, garantiu que a distinção dada pelo Técnico e pela Universidade de Lisboa é “inteiramente merecida”. “É, para mim, um grande orgulho estar aqui hoje e partilhar este momento com o professor”, afirmou.

O professor Rogério Colaço, vice-presidente do Técnico, também deixou algumas palavras ao seu mentor, com quem aprendeu “quase tudo” o que precisou para “ocupar cargos de gestão” como o que hoje tem no Técnico. “É um privilégio para mim tê-lo conhecido.”

O general Rocha Vieira, o doutor Rui Machete e o general Ramalho Eanes, ex-presidente da República, também estiveram presentes, lembrando momentos particulares que passaram com Ricardo Bayão Horta e elogiando um “homem que está para além das suas circunstâncias”, como afirmou Rocha Vieira.

No encerramento da sessão, o professor Bayão Horta agradeceu aos presentes, mostrando-se emocionado. “É com natural emoção e orgulho, e sincera humildade, que recebo esta honrosa distinção. Agradeço, de todo o coração, a quem teve a ideia e avançou com esta cerimónia, e a todos os que me honraram com a sua presença.”

e com natural emocao e orgulho que recebo esta honrosa distincao 2

Ricardo Bayão Horta terminou a licenciatura em Engenharia Químico-Industrial, pelo Instituto Superior Técnico, em 1959, e é MSc e PhD pela Universidade de Birmingham (Inglaterra). É Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico desde 1979 e Jubilado desde 2006.

Foi docente em vários Departamentos do Técnico, tendo centrado a sua atividade académica na interação entre a Universidade e a Indústria, e fundou o Instituto de Ciência e Tecnologia de Materiais.

Ao longo da sua carreira, ocupou diversos cargos políticos ligados à Indústria e Energia, depois de ter ingressado na Siderurgia Nacional em 1960. Foi Secretário de Estado da Energia e Minas e da Indústria, antes de ocupar os cargos de Ministro da Indústria e Energia, Indústria, Energia e Exportação e, finalmente, Defesa Nacional.

Foi condecorado com a Grã Cruz da Ordem Militar de Cristo, e recebeu diversas condecorações no estrangeiro.