Engenheiro Carlos Moedas distinguido com Prémio Universidade de Coimbra

O júri decidiu de forma unânime reconhecer o trabalho do alumnus do Técnico pelo trabalho que desenvolveu enquanto comissário europeu em prol da ciência, inovação e investigação.

O alumnus do Técnico e ex-comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, engenheiro Carlos Moedas, foi distinguido com o Prémio Universidade de Coimbra 2020. “É uma figura de prestígio nacional e internacional”. Foi desta forma que o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, se referiu a Carlos Moedas ao anunciar o vencedor do galardão na passada sexta-feira, 7 de fevereiro.

O trabalho desenvolvido entre 2014 e 2019, enquanto responsável pelo maior programa-quadro de sempre de investigação e inovação da União Europeia (Horizonte 2020) terá sido um dos principais motivos para a escolha do alumnus do Técnico. De acordo com o júri do prémio a intervenção do ex-comissário europeu teve um impacto enorme naquilo que são as políticas europeias para a ciência, sendo por isso “a pessoa certa” para receber a distinção.

Salientando por diversas vezes papel muito importante do engenheiro Carlos Moedas “em prol da ciência e da inovação e também da investigação”, o reitor da Universidade de Coimbra recordou “o legado deixado” pelo ex-comissário europeu, que deu “um contributo inequívoco para o necessário salto nas condições para a Europa fazer novas descobertas científicas”. Segundo o professor Amílcar Santos, a escolha do júri “só poderia recair numa personalidade que se notabilizou enquanto embaixador das políticas públicas de ciência na Europa”.

Instituído em 2004, este galardão com um valor monetário associado de 25 mil euros, distingue anualmente uma personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha afirmado por “uma intervenção particularmente relevante e inovadora nas áreas da cultura ou da ciência”. O prémio será entregue ao antigo aluno do Técnico no dia 1 de março, na sessão solene comemorativa do 730.º aniversário da Universidade de Coimbra.