No dia 21 de setembro decorreu a entrega do Prémio de Mérito em Computação em Nuvem e Virtualização pela KPMG, empresa integrante da Rede de Parceiros do Técnico. Esta foi a primeira edição do prémio que anualmente irá distinguir os melhores estudantes da Unidade Curricular de Computação Nuvem e Virtualização do Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Técnico.
“Temos assistido a um verdadeiro processo de revolução, uma viragem na exposição do nosso talento às empresas e ao mundo. Hoje os alunos procuram não só um curso mas também missão para a sua vida, procuram uma carreira mas também uma motivação e uma missão.”, foram as palavras da abertura da sessão pelo Pedro Amaral, vice-presidente para as Ligações Empresariais e Operações.
“É com muito agrado que vejo as universidades abrirem portas às empresas, a criarem ligações com empresas. É muito importante que desde cedo exista um acompanhamento por parte das empresas ao talento.”, constatou José Alexandre Correia, Partner na KPMG Advisory, sobre a importância do prémio e da parceria desta empresa com a Escola.
As duas estudantes finalistas concorrentes ao prémio, Leonor Barreiros e Mafalda Ferreira, apresentaram o seu pitch final sobre os projetos e trabalhos que desenvolveram na unidade curricular de Computação em Nuvem e Virtualização ao longo do semestre.
Após deliberação do júri, Leonor Barreiros foi a vencedora com um projeto focado na importância da cloud em locais mais recônditos como a sua aldeia calma em Viseu. A estudante destacou como é imprescindível que tecnologias como estas chegam a todo o lado, a toda a sociedade. Leonor Barreiro agradeceu o Prémio de Mérito, no valor de 1.535€, afirmando que este reconhecimento é importante para motivar os estudantes e para ver reconhecido o trabalho e esforço feito ao longo do semestre.
Esta iniciativa inclui um reconhecimento da empresa do trabalho desenvolvido pelos docentes compreendendo uma doação, no valor de 1.025€, ao Departamento de Engenharia Informática para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Em representação do Departamento esteve presente o Prof. Daniel Gonçalves, vice-presidente do DEI, que agradeceu o apoio da empresa e reafirmou a importância deste prémio para a motivação dos estudantes. Destacou também a importância do reconhecimento por parte da KPMG do valor do trabalho desenvolvido na unidade curricular e da qualidade dos estudantes do Técnico.
A próxima edição deste prémio abrirá durante o ano letivo 2023/24.