Equipa da JUNITEC em destaque na 1.ª edição da Hacking Health

O grupo de alunos do Técnico foi a única equipa universitária distinguida na hackathon da multinacional de tecnologia e consultoria Glintt.

A Glintt desafiou estudantes e trabalhadores a pensarem e criarem soluções tecnológicas na área da saúde. Uma equipa de alunos do Técnico não ficou indiferente ao repto e além de participar na maratona tecnológica, foi uma das vencedoras Hacking Health. A competição decorreu no passado dia 12 de outubro e contou com a participação de uma equipa da Júnior Empresa do Instituto Superior Técnico – JUNITEC. A equipa composta pelos alunos Francisco Serralheiro, Gonçalo Chambel e Eduarda Vaz, trouxe para o Técnico uma menção honrosa e um prémio de 1000 euros, sendo a única equipa de estudantes universitários premiada nesta hackathon.

A equipa da JUNITEC desenvolveu o projeto EVA, um chatbot baseado em tecnologia Oracle que auxilia os profissionais de saúde na resolução de problemas digitais do dia-a-dia, de modo a otimizar o tempo dedicado a pacientes e a prestação de cuidados médicos. “A EVA é uma assistente digital pessoal que pretende auxiliar todo o profissional de saúde que interage com dispositivos tecnológicos dentro de um hospital, quer seja a nível de software ou ao nível de equipamento clínico”, explica Eduarda Vaz em nome da equipa. Para além disso a assistente digital virtual “otimiza o processo de resposta a qualquer problema do profissional de saúde: questões de resposta rápida e automática, otimização de um ticket de suporte e redistribuição do mesmo nas diferentes áreas de intervenção e manutenção hospitalar”, acrescenta a porta-voz da equipa. Com os dados recolhidos por este chatbot, a equipa pretende criar uma dashboard de análise dos sistemas informáticos de todo o hospital de forma a intervir atempadamente nas lacunas apresentadas por qualquer sistema.

A ideia de participar nesta hackathon surgiu, claro, dentro da JUNITEC não fosse esta júnior empresa do Técnico uma incubadora de empreendedorismo e proatividade. “Este tipo de eventos e hackathons são divulgados internamente de forma a dar uma oportunidade a todos os membros de participarem”, partilha Eduarda Vaz.  Uma aposta que faz ainda mais sentido se olharmos para os resultados das equipas nestas competições, sendo a quarta vez que equipas composta na totalidade por elementos da JUNITEC vencem competições  nas mais diversas áreas.

“Esta competição atraiu-nos por termos a possibilidade de resolver um problema real na área da saúde, podendo impactar o acesso aos cuidados de saúde, de forma mais eficiente e com maior qualidade”, explica a aluna do Técnico. “A hipótese única de contactar diretamente com a Glintt e com tecnologias de ponta como a Microsoft, Oracle e OutSystems” foi outra das motivações adicionais da equipa do Técnico para entrar na competição.

Esta 1.ª edição do Hacking Health foi aberta a colaboradores da Glintt e estudantes universitários. Ao todo, foram 22 equipas, e mais de 80 participantes, que se debateram ao longo de 13 horas pelo Pódio que a equipa do Técnico atingiu. A ideia de criar a EVA surgiu perante a constatação da equipa da “grande ineficiência na assistência de problemas informáticos nos hospitais portugueses”, aponta Eduarda Vaz. “Calculámos um custo muito elevado em exemplos portugueses causados pelos problemas frequentes que ocorrem nas tecnologias de informação de gestão hospitalar. Além disso, 50% do tempo de uma consulta é passado a registar e a interagir, ineficientemente, com um computador”, acrescenta ainda a porta-voz da equipa.

A validação que a equipa obteve por parte dos jurados da Glintt é, para Eduarda Vaz, “demonstrador do seu potencial”. “Não discriminamos a possibilidade de avançarmos com um possível projeto startup de forma a tornar a nossa ideia uma realidade e a impactar, ao máximo, a prestação de cuidados médicos”, adianta.

Se o prémio, a experiência, o networking estabelecido e a valorização da ideia foram preponderantes, o reconhecimento do “nosso talento como júnior empresários da JUNITEC” que veio com mais um prémio não é menos importante para a equipa,  como se percebe com pelas palavras de Eduarda Vaz. “Confirma-se, com a quarta vitória que, de facto, o espírito empreendedor e as skills adquiridas através da experiência na júnior empresa são valiosas no meio empresarial e preparam-nos para desenvolver soluções reais para problemáticas presentes nos dias de hoje”, frisa.