Equipa do Técnico alcança o pódio no Hey! Hackathon

O grupo de alunos de Engenharia Eletrotécnica e Computadores alcançou o terceiro lugar na maratona tecnológica que decorreu no Tramagal.

A equipa de estudantes “Master Minds” do Instituto Superior Técnico alcançou um honroso terceiro lugar no “Hey! Hackathon”que decorreu na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), no Tramagal. A competição juntou 25 equipas, num total de 120 jovens, provenientes de dez instituições de ensino superior, e que durante vinte e quatro horas competiram para apresentar a melhor e mais inovadora solução tecnológica.

A equipa vencedora composta pelo Alexandre Vieira, o José Dias, o Ricardo Miranda e o João Vieira, todos alunos do Mestrado de Engenharia Eletrotécnica e Computadores do Técnico, desenvolveu um projeto que “permite aumentar a autonomia da Mitsubishi Fuso eCanter em média até 80%. Enquanto é feita a descarga de mercadoria no cliente, é possível aproveitar esse tempo para carregar as baterias da eCanter”, explica João Vieira. O projecto Truck N’ Plug, como o denominaram, desenvolve ainda “um sistema de autenticação do veículo junto do cliente, bem como uma plataforma web de gestão de frotas”, acrescentou o aluno do Técnico.  O Fuso eCanter é o primeiro camião ligeiro 100% elétrico do mundo, e uma das mais recentes apostas da Mitsubishi.

A equipa ganhou uma driving experience num Mercedes no autódromo do Estoril, mas a maior vitória passa pelo “reconhecimento pelo trabalho”, numa competição tão exigente que envolve universidades de todo o país. Não é a primeira vez que a equipa se envolve neste tipo de competição, tendo já alcançado o pódio no “Greenhackathon”, onde venceram o prémio de Best Business Idea. Para o grupo de alunos, a importância deste tipo de desafios reside no desenvolvimento “da capacidade criativa necessária para inventar uma solução tecnológica”, e posteriormente na implementação da mesma.