Projeto FLASHGuard premiado na Youth Start-Up Competition 2025 , promovida pelaComissão Europeia no âmbito da Semana Europeia das Pequenas e Médias Empresas.
A equipa FLASHGuard, constituída por estudantes e professores do Instituto Superior Técnico, junta à vitória no programa Lab2Market@Técnico 2025, em junho, a conquista da Youth Start-Up Competition (YSC), confirmada a 12 de novembro. É uma iniciativa da Comissão Europeia, inserida na Semana Europeia das Pequenas e Médias Empresas (PME), com o objetivo de apoiar jovens empreendedores com idades entre os 18 e os 25 anos, cultivando ideias criativas que possam contribuir para uma Europa mais sustentável, inclusiva e competitiva.
O projeto, apoiado pelo Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP), é pioneiro em tecnologia médica que permite o uso clínico seguro da Radioterapia FLASH. Esta tecnologia inovadora pode transformar o tratamento do cancro, protegendo o tecido saudável sem comprometer a eficácia do tratamento.
Gonçalo Ribeiro, estudante do Técnico, apresentou o projeto na SME Assembly 2025, que decorreu em Copenhaga, na Dinamarca, entre os dias 10 e 12 de novembro. O lote de finalistas ficou completo com Michael Strudler (Áustria) e Jonas Kewenig (Alemanha), selecionados entre mais de 70 candidaturas. A votação final foi determinada pela combinação dos votos do júri e do público.
O FLASHGuard será levado ao European Innovation Council Summit de 2026, em Bruxelas, onde terá maior visibilidade, ao estar em contacto com líderes europeus em inovação e saúde.