Escola de Inverno de Matemática no Técnico

O objetivo desta iniciativa do Departamento de Matemática é dar a conhecer as várias áreas de investigação e angariar alunos para o Mestrado em Matemática e Aplicações.

De 6 a 8 de fevereiro de 2017, decorreu, no Auditório Abreu Faro, a 9.ª edição da Escola de Inverno de Matemática [EIM]. Durante os três dias, cerca de 60 participantes de vários cursos do Técnico, mas também de outras faculdades, como Évora ou Coimbra, puderam assistir a minicursos e debates sobre temas relevantes na Matemática.

A professora Maria João Borges, da organização do evento, lembrou o objetivo e a importância da continuidade da aposta do Departamento de Matemática no evento: “Por um lado, o Departamento organiza a EIM para dar a conhecer as áreas de investigação de matemática e as suas aplicações; por outro lado, é uma forma de angariar alunos para o mestrado”.

João, estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, inscreveu-se na Escola de Inverno por gostar de Matemática e porque considerou que seria útil para o desenvolvimento da sua tese de mestrado. “Apesar de estar em MEEC, gosto muito da área das matemáticas, e vou começar a minha tese, sobre otimização, que envolve muitos conceitos matemáticos”, explicou.

Durante a Escola de Inverno, os participantes tiveram a oportunidade de apreender e lidar com conceitos de Álgebra, Controlo ou Computação, por exemplo, e ainda participar em debates sobre a Matemática nas Empresas.