Escola de Inverno de Matemática: um porto de conhecimento para os apaixonados pela área

Dezenas de alunos da escola, mas também de outras faculdades participaram na 12ª edição da Escola de Inverno de Matemática (EIM2020).

A Escola de Inverno de Matemática (EIM) é uma oportunidade única para os entusiastas da área descobrirem mais sobre as suas aplicações, os campos que estão mais em voga, os diversos percursos profissionais de um graduado, ou simplesmente para aprender mais. Naquela que foi a 12.ª edição do evento nada disto foi exceção, e os cerca de 30 participantes- estudantes do Técnico e de outras faculdades- aproveitaram ao máximo o conhecimento e as oportunidades de reflexão propiciadas pelo Departamento de Matemática (DM) através desta iniciativa.

A importância da Ciência de Dados nos dias que correm tornou-se fácil de entender através da palestra da professora Conceição Amado, esta quarta-feira, 5 de fevereiro. O volume de dados da era digital, a forma como os mesmos influenciam as decisões e a importância da amostragem na área foram sendo evidenciadas pela docente. “Os dados perseguem-nos nesta era, estão em todo o lado”, referia logo no início da sua apresentação. Depois de explicar que esta ciência assenta nos 4v’s -veracidade, variedade, volume e velocidade-, a professora Conceição Amado apontou a importância da amostragem na definição de estratégias ou soluções. “Uma amostra mais pequena, mas bem selecionada origina melhores resultados”, vincou. A forma como os participantes tiravam apontamentos e a atenção com que ouviam a docente demonstrava a pertinência e o interesse no assunto.

Além das variadas palestras conduzidas por docentes e antigos alunos da escola, e do debate que se gera em torno das mesmas, os estudantes puderam também participar na sessão do Núcleo de Matemática (NMATH), competindo em equipas para resolver um leque de problemas que juntam a matemática e a programação.