“Esta bolsa ajuda-nos a garantir que o número de estudantes que abandonam os estudos pode ser reduzido”

A Xpand-it, uma spin-off do Técnico que atua nas áreas das tecnologias de informação, decidiu apoiar um aluno de "reconhecido mérito" através de uma bolsa de estudo.

Decorreu, na última sexta-feira, a cerimónia de assinatura do contrato da bolsa XPAND-IT, que promove o apoio a estudantes do Técnico que revelem reconhecido mérito e cuja situação social justifique a atribuição de uma bolsa de estudo. Este ano, a bolsa foi atribuída a Pedro Lopes.

Rui Maia, Chief Human Resources Officer (CHRO) da Xpand-it, uma empresa de tecnologias de informação fundada por antigos alunos de Engenharia Informática do Técnico, afirmou que “desde a sua fundação”, a empresa “sempre teve uma forte componente de responsabilidade social”. “Decidimos alargar o nosso programa para abranger a área de ensino de forma mais estruturada, fazendo o patrocínio de uma bolsa de estudo para um aluno que dela necessitasse.”

Além da bolsa de estudo, a spin-off do Técnico também assegura um acompanhamento regular do estudante ao longo da sua formação. Para o professor Luís Caldas de Oliveira, vice-presidente do Técnico para o Empreendedorismo e as Ligações Empresariais, garantiu que esse “é um cuidado muito importante”. Rui Maia concorda: “Achamos que é um fator diferenciador”.

O professor Jorge Morgado, vice-presidente do Técnico para os Assuntos Académicos, também esteve presente, lembrando que nos últimos anos se tem assistido a um “número crescente de alunos que abandonam os estudos por falta de condições financeiras”. “Congratulo-me com a vossa decisão e apoio. Esta bolsa ajuda-nos a garantir que o número de estudantes que abandonam os estudos pode ser reduzido.”