As novas chegam de Santiago do Chile – Mariana Rio Costa, aluna da Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação do Instituto Superior Técnico, faz parte da equipa vencedora da edição deste ano do International Cybersecurity Challenge 2024, competição internacional organizada pela Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA, na sigla inglesa) na capital chilena entre 28 de outubro e 1 de novembro.
Ao longo da competição, os participantes participaram na resolução de dilemas complexos de cibersegurança, abordando áreas como criptografia, reverse engineering, ciência forense digital e web exploitation. O evento juntou sete equipas a nível mundial, contando com participantes em representação de mais de 80 países.
“Desde o ensino secundário, desenvolvi um interesse particular por criptografia”, conta Mariana Rio Costa, descrevendo um “envolvimento inicial” que se revelou “fundamental para despertar a [sua] paixão por esta área”. Igualmente fundamental foi o papel do Técnico na sua realização pessoal no campo da cibersegurança, segundo a aluna, para quem “estudar no Técnico tem sido uma experiência enriquecedora”. “O ambiente desafiador e estimulante d[a Escola] tem sido essencial para preparar-me para os desafios do futuro, tanto no âmbito profissional quanto pessoal”, acrescenta.
“Este ano, tivemos a Mariana em grande nível na equipa final”, confirma Pedro Adão, professor do Técnico e um dos treinadores da equipa. Envolvido na organização do International Cybersecurity Challenge 2024 desde o ano da sua conceção, o investigador do Instituto de Telecomunicações (IT) observa que “temos bastante talento em Portugal, e aqui no Técnico, ao nível do melhor talento europeu”.
Não é, contudo, a primeira vez que a aluna participa na competição. “Cada [edição] traz a oportunidade de superar os meus próprios limites, especialmente no que diz respeito a conhecimentos técnicos”, partilha Mariana. Destaca também o evento como “um momento único para conhecer profissionais da área”, conhecimentos que poderão vir a ser úteis para a “carreira profissional focada na cibersegurança ofensiva, com especialização em criptografia”, que a aluna diz querer seguir.
A par desta conquista, Mariana Rio Costa atingiu também o primeiro lugar nos Kunoichi Cyber Games, outra competição de cibersegurança, enquanto capitã da equipa europeia feminina. Esta prova decorreu entre 13 e 15 de novembro.