O Técnico Innovation Center empowered by Fidelidade, acolheu, no dia 17 de junho, a 1.ª edição do BioPic Fórum, iniciativa que reuniu cerca de 130 estudantes do Departamento de Bioengenharia para a apresentação pública dos Projetos Integradores de Curso (PIC), desenvolvidos no âmbito das Licenciaturas em Engenharia Biológica e em Engenharia Biomédica, ambos enquadrados no Departamento de Bioengenharia do Instituto Superior Técnico.
O evento assinalou o encerramento das atividades letivas do PIC e permitiu dar visibilidade ao trabalho desenvolvido ao longo do ano, através da exposição de 68 posters científicos. Os projetos abrangeram áreas como terapias dirigidas, dispositivos médicos, bioinformática, sustentabilidade ambiental, diagnóstico molecular, engenharia de tecidos, entre outras.
“O PIC constitui uma unidade curricular com um carácter muito diferenciador dentro do percurso pedagógico dos alunos que frequentam o Técnico, porque permite ao aluno uma experiência imersiva num problema para o qual quase nunca a solução está pré-determinada ou é conhecida”, refere Nuno Mira, professor e coordenador da Licenciatura em Engenharia Biológica do Técnico. “Decidimos evitar o formato clássico de apresentações e organizar um evento ‘mais ao estilo de congresso’, dando aos alunos a oportunidade de apresentarem e discutirem os seus trabalhos com professores com competências nas áreas onde desenvolveram o seu projeto”.
O programa do BioPic Fórum integrou ainda dois momentos dedicados à partilha de conhecimento e experiências: uma Master Class sobre inovação, conduzida por Joana Mendonça, Vice-Presidente do Técnico para o campus Taguspark, e a sessão Next Generation Bio, que reuniu diplomados recentes do Departamento para a apresentação dos seus projetos de mestrado e partilha dos respetivos percursos académicos.
Durante a tarde, o Fórum abriu-se também a familiares e visitantes. “Sermos capazes de explicar o nosso trabalho a um conjunto de especialistas e não especialistas permite aos alunos desenvolverem vários vectores de comunicação, direcionados para o público para o qual estão a falar”, afirmou Nuno Mira, destacando o contributo do evento para o desenvolvimento de competências comunicacionais.
O docente salientou ainda a importância do feedback técnico recebido ao longo do evento, que comparou a “um peer-review em direto”, sublinhando o papel do corpo docente na atualização permanente do ensino: “Nada melhor do que ter professores a ensinar em áreas onde também são intervenientes. Ter professores investigadores permite dar aos alunos uma visão realista do que são as dificuldades e as potencialidades de cada área de trabalho”.
A sessão contou também com a presença do Presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço, do Presidente do Departamento de Bioengenharia, João Pedro Conde, e do Presidente do Conselho Pedagógico, Miguel Teixeira, que sublinharam o valor do evento enquanto iniciativa integradora do percurso formativo dos estudantes do Técnico.
“É reconhecido o valor da aprendizagem ‘a fazer’, pelo que a existência de aulas laboratoriais é muito importante, até porque são uma experiência que os alunos não podem adquirir pelos ‘ChatGPT desta vida’”, conclui Nuno Mira. “Acarinhar estas aulas pelo valor acrescido que trazem deve ser outro vetor orientador”.