Estudantes do Técnico e colaboradores da NOS juntam-se em workshop de cocriação

Sessão colaborativa contou com cerca de 15 estudantes da Escola e seis colaboradores da empresa de telecomunicações com o objetivo de descobrir em conjunto soluções para problemas reais e atuais.

Estudantes do Instituto Superior Técnico e colaboradores da empresa NOS juntaram-se num workshop de cocriação no passado dia 11 de abril, no campus Alameda do Técnico. A sala ISTart Lab foi o palco escolhido para um workshop liderado por Luís Caldas de Oliveira, professor do Técnico e diretor-adjunto do Técnico Innovation Laboratory (ISTart Lab), e por Diogo Henriques, da equipa do ISTart Lab. Divididos em quatro mesas, compostas por cerca de três estudantes e um colaborador da NOS, a sessão iniciou-se com uma breve apresentação do workshop e dos seus objetivos e do programa TecInnov – Concurso de Apoio ao Desenvolvimento de Ideias Inovadoras, no qual o evento se encontra enquadrado.

A sessão incluiu momentos como um jogo informal para que todos os participantes se conhecessem um pouco melhor, e uma apresentação mais detalhada do workshop e de como iria funcionar a sessão: divididos em quatro equipas, estudantes e colaboradores da NOS teriam de encontrar soluções para quatro grandes desafios apresentados pela empresa de telecomunicações.

As equipas começaram por discutir os desafios e problemas em busca de soluções para questões como a customização de informação, a organização de informação e soluções de acessibilidade para pessoas invisuais ou com mobilidade reduzida. A sessão foi interrompida para um coffee break para que estudantes e profissionais pudessem aproveitar um momento mais informal de networking.

De volta à sala, as quatro equipas continuaram o seu trabalho que culminou com a apresentação das soluções para os problemas apresentados. Catarina Caramalho, estudante da licenciatura de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, sublinhou a importância deste tipo de eventos: “Gosto de participar porque gosto de aprender. É uma experiência nova, com pessoas de diferentes áreas que oferecem uma visão diferente para a resolução do problema”. Já Ricardo Rodrigo, Real Estate Workplace Strategy & Development Manager na NOS, destacou que este tipo de iniciativas “são bastante enriquecedoras para as empresas, já que promovem uma visão mais criativa à resolução de problemas”.

O workshop de cocriação NOS foi organizado no âmbito do programa de empreendedorismo TecInnov que abrirá candidaturas brevemente.