Campus e Comunidade

Técnico e Navigator juntam-se para pensar a Indústria 4.0

Durante a manhã desta quarta-feira, a troca de conhecimento e o planeamento de uma colaboração cada vez mais estreita ditaram a ordem de trabalhos do workshop.

“Estes encontros são acima de tudo uma forma de robustecer ainda mais a relação forte que a Navigator e o Técnico têm”, declarava o presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, no início do Workshop Navigator@Técnico: Indústria 4.0, que se realizou esta quarta-feira, 11 de julho, e reuniu vários docentes do Técnico e profissionais da multinacional. “Além de sermos bons a escrever artigos, temos que ser cada vez melhores a transferir conhecimento e estas parcerias criam canais que devem ser aproveitados nesse sentido”, destacou ainda o presidente do Técnico.

Também o Advisor to the Board – Industry 4.0 da The Navigator Company e representante da multinacional nesta parceria, José Ataíde, fez questão de proferir algumas palavras realçando a essência deste “encontro”: “queremos estabelecer pontes, criar uma relação com futuro”. “Temos um programa ambicioso para esta parceria porque sabemos o talento e conhecimento que podemos encontrar nesta Escola”, assinalou de seguida. Uma ambição corroborada também pelo professor Paulo Peças, docente responsável por coordenar esta colaboração entre a empresa e o Técnico, que frisou “o empenho que o grupo tem em cumprir a missão de ajudar, com a nossa investigação, a  The Navigator Company  a assumir-se como uma empresa de ponta no âmbito da Indústria 4.0”.

O workshop dividiu-se em duas sessões: ‘TICs para Indústria 4.0’ e ‘Produção – Indústria 4.0’, onde além da apresentação dos centros de investigação do Técnico diretamente relacionados com a área, se discutiu ativamente possíveis linhas de ação conjunta. Robótica, Autonomação, Realidade Aumentada, Visão/Reconhecimento de imagem, Fabrico Aditivo, Sistemas Inteligentes, Manutenção Preditiva, Communication Challenges, Plataforma IoT, Big Data, Cloud computingBusiness Analytics e Machine Learning foram algumas das temáticas que foram sendo colocadas em cima da mesa,  e que com certeza a partir de hoje começarão a ditar as linhas de projetos inovadores com as rubricas de ambas as entidades.