Oito estudantes do Instituto Superior Técnico viram o seu desempenho reconhecido com a atribuição de cinco prémios de mérito académico. A entrega dos prémios, criados em homenagem a cinco históricos professores da Escola, decorreu durante a cerimónia de inauguração do novo ano letivo para os estudantes de Engenharia Civil, Arquitetura e Engenharia do Técnico, que teve lugar na tarde de 23 de setembro, no Pavilhão de Civil do campus Alameda.
No discurso com que abriu a cerimónia, o presidente do Técnico, Rogério Colaço, parabenizou a iniciativa do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente (DECivil), mostrando-se “particularmente agradado com as colocações deste ano” nas áreas em questão. “O mercado necessita de engenheiros civis”, sublinhou, recordando também os posicionamentos obtidos pela escola em rankings internacionais – “a formação em Engenharia Civil do Técnico é das melhores na Europa e até no mundo”.
O presidente quis ainda referir-se à área da Arquitetura. “[A formação] que temos no Técnico é bastante diferenciada das outras formações em arquitetura no nosso país, com uma componente técnica e científica diferente e que é reconhecida por parte dos empregadores e da sociedade”.
António Pinheiro, presidente do DECivil, agradeceu aos professores presentes para a entrega dos prémios e mostrou-se grato pela dedicação dos estudantes. “Para os professores, é muito agradável ter alunos bem-sucedidos”, afirmou, considerando também que os trabalhos produzidos pelos estudantes “são contributos para a sociedade”.
A cerimónia contou também com uma palestra ministrada por Luís de Picado Santos, professor do Técnico, intitulada “As Infraestruturas de Transportes e a Engenharia Civil: Uma experiência de ensino, investigação e profissional”. Marcaram ainda presença o Núcleo de Estudantes de Arquitetura (NucleAR) e o Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil (Fórum Civil).
Os prémios atribuídos e respetivos vencedores:
- Prémio Professor Edgar Cardoso (Pontes e Estruturas Especiais) – Rodrigo Teófilo;
- Prémio Arquiteto Álvaro Machado (Arquitetura) – Bambou Hocepied, Susana Ribeiro e Leonor Antunes;
- Prémio Professor João Martins (Mecânica Estrutural e Estruturas, Mecânica Computacional) – João Figueiredo;
- Prémio Professor Manuel da Costa Lobo (Urbanismo, Planeamento e Ordenamento do Território) – Ana Soares e Tomás Rei;
- Prémio Professor Alberto Abecasis Manzanares (Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos) – Sara Marques.