Sessões de boas-vindas aos estudantes do Técnico marcam início do ano letivo

Os eventos decorreram nos campi Alameda e Taguspark, contando com a presença do presidente da Escola.

No arranque do ano letivo, os campi Taguspark e Alameda viram decorrer as sessões de boas-vindas aos estudantes, nos dias 8 e 11 de setembro, respetivamente. Ambas as cerimónias tiveram a presença do presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço, de professores e estudantes membros do Conselho Pedagógico e das vencedoras Young Alumna da 6ª edição do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo.

No discurso que fez no campus Taguspark, o presidente do Técnico começou por questionar os presentes – “O que é ser engenheiro? É contribuir para mudar o mundo, para torná-lo num sítio melhor e com melhores condições”. Já no campus Alameda, a pergunta foi outra – “o que é o Técnico?”. É a maior escola de Engenharia, Matemática e Arquitetura do país mas, mais do que isso, é uma faculdade aberta, inclusiva e que recebe todos de igual forma”.

Catarina Botelho e Hemaxi Narotamo, alumnae laureadas com o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, também discursaram nas cerimónias no Taguspark e na Alameda, respetivamente. Aconselhando os estudantes que assistiam, Maria Catarina Botelho apelou a que estes usufruíssem ao máximo da experiência universitária – “foi aqui que conheci os meus melhores amigos. Dou-vos um conselho: divirtam-se, façam amigos, envolvam-se nos núcleos de estudantes, vão a festas e aproveitem muito esta vossa nova casa”. Para Hemaxi Narotamo, “o Técnico é um espaço de aprendizagem e descoberta”. A alumna deixou um conselho – “nunca se esqueçam que têm à vossa volta pessoas com muito talento e muito dedicadas que estarão sempre aqui para vos ajudar.”

Os representantes do Conselho Pedagógico e da Associação dos Estudantes também estiveram nas cerimónias oficiais de acolhimento, demonstrando o empenho de toda a comunidade em garantir um ambiente adequado ao estudo sem esquecer o tempo de lazer.

O presidente da Escola sublinhou ainda no seu discurso a existência de mecanismos de auxílio para os estudantes que deles necessitem. “A vossa geração tem um conjunto de dificuldades adicionais e específicas, nomeadamente a nível financeiro. Se necessitarem de alguma coisa – o que quer que seja – não se isolem, peçam ajuda. É a vantagem de frequentar uma instituição grande e antiga como o Técnico. Há muitas coisas a que podemos recorrer”. Neste âmbito, garantiu o anonimato daqueles que recorrerem a estes mecanismos, assegurando discrição em todo o processo.

Num discurso pautado por várias sugestões para os novos estudantes, como planear o estudo, aprender a trabalhar em grupo e recorrer a ajuda quando necessário, o presidente do Técnico deixou ainda uma outra recomendação. “Todos têm este livrinho?”, perguntou, empunhando um exemplar do Guia “Estudar no Técnico”. “Leiam-no. É a coisa mais importante que vocês vão receber neste ano – é um manual de navegação do Técnico”. O documento contém mapas dos campi para facilitar a localização das salas de aula, serviços da Escola e respetivos horários, entre outras informações úteis. Aliado a este guia, os mentores e o tutor de cada estudante estarão também disponíveis para auxiliar quem inicia agora o seu percurso universitário.