Estudantes do Técnico participam em ‘corridas de minicarros’ na Universidade do Minho

Instituto Superior Técnico foi representado por uma das cinco equipas externas convidadas para edição de 2023 do torneio “Race Party”.

Um grupo de estudantes do Instituto Superior Técnico representou a Escola na última edição da ‘Race Party’ da Universidade do Minho, uma competição na qual os participantes são desafiados a projetar e construir um minicarro personalizado. Este ano, pela primeira vez, o torneio acolheu equipas externas, contando com centenas de participações, entre as quais a de cinco estudantes da Licenciatura em Engenharia Mecânica – Catarina Maia, Diogo Borges, Duarte Silva, Nádia Gonçalves e Rita Barco.

Em representação da equipa, a estudante Rita Barco faz um balanço positivo da experiência. “Conseguimos tornar os nossos conhecimentos teóricos em algo prático – ver algo que desenhámos e idealizámos com base nos nossos conhecimentos de engenharia tornar-se real foi bastante especial”, descreve.

A estudante destaca também que, para surpresa do grupo, não foi a vertente técnica, de montagem do carrinho, que trouxe mais dificuldades, mas sim a gestão do tempo – “Conseguimos perceber que encontrar disponibilidade e gerir reuniões para a realização do projeto com todos os cinco elementos do grupo era sempre um desafio: muitas vezes sendo necessário dividir as tarefas remotamente e por quem estava disponível na altura”.

Os estudantes defendem ainda que esta foi uma experiência importante na sua formação académica, encorajando os colegas a participar neste tipo de iniciativas e agradecendo ao Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) do Técnico pela colaboração na manufatura e construção do carrinho, um apoio que foi “essencial à participação” na atividade.

A organização do evento criou um canal de YouTube para registo do evento, onde consta um vídeo sobre a experiência e prestação desta equipa de estudantes do Técnico.