“O estágio ajudou-me a perceber o que queria e o que não queria”. As palavras de António Quendera, estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ajudam a enquadrar o espírito dos estágios de verão promovidos pelo Instituto Superior Técnico, através do Técnico Job Bank. Na sessão de esclarecimento promovida pelo Career Center do Técnico, a 20 de março, no campus Alameda, o estudante partilhou a experiência do seu estágio de verão na InfoControl, uma empresa especializada em projetos de sistemas elétricos para edifícios. Na altura, enquanto estudante de segundo ano, tinha interesse em áreas que, entretanto, percebeu “não serem as certas para si”.
Matilde Augusto, também estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, partilhou igualmente a sua experiência com um estágio de verão na empresa iCapital. “Encontrei o meu estágio no Job Bank e [isso] facilitou imenso o processo”, afirmou, destacando a facilidade de encontrar oportunidades alinhadas com os seus interesses. “Trabalhei com muitos colegas e alumni do Técnico, o que me ajudou bastante na adaptação”, sublinhou, acrescentando que “valeu a pena ‘não ter’ férias de verão”.
Os estudantes do Técnico que queiram também procurar experiências práticas através de um estágio de verão, devem submeter as candidaturas até 14 de abril, via Técnico Job Bank, sendo os resultados anunciados até 5 de maio. Os estágios decorrerão nos meses de verão, entre 16 de junho e 31 de agosto, com duração variável (sendo que o contrato entre empresa e estudante deve estar assinado por todas as partes uma semana antes do início do estágio).
Durante a sessão de esclarecimento, foram abordados tópicos como as datas de candidatura e os formatos dos estágios disponíveis, passando também pelo uso eficaz do Técnico Job Bank para filtrar oportunidades. Joana Madeira, da equipa do Career Center, enfatizou “a importância de um currículo conciso e atualizado, adaptado às especificidades de cada estágio”.
O Técnico Job Bank é o portal de emprego do Técnico, direcionado a estudantes da Escola, recém-graduados e alumni (diplomados há menos de dois anos). Mais de 200 empresas publicam as suas oportunidades na plataforma, incluindo empregos e estágios, tanto em regime de tempo inteiro como parcial. Nos meses que antecedem o verão, são divulgadas várias oportunidades de estágios de verão, disponíveis em regime presencial, híbrido ou remoto. Os estágios podem ter uma duração máxima de três meses, sendo o recomendado entre quatro a oito semanas, com vista a manter o equilíbrio entre aprendizagem e tempo de lazer.