Campus e Comunidade

Estudantes do Técnico reconhecidos com prémio de mérito pelo seu desempenho académico em Gestão

A sexta edição do Prémio de Mérito Académico BCG "Best in Class" destacou o percurso académico de excelência de quatro estudantes do Técnico.

A sala de reuniões do Instituto Superior Técnico acolheu, no dia 21 de janeiro, a sexta edição do Prémio de Mérito Académico BCG “Best in Class”. Este prémio, uma iniciativa em colaboração com a Boston Consulting Group (BCG), visa reconhecer a excelência dos estudantes de engenharia do Técnico e promover a ligação entre a academia e o tecido empresarial.

Rogério Colaço, presidente do Técnico, sublinhou a importância desta colaboração, agradecendo à BCG. “Mais do que nossos parceiros, são nossos amigos”, partilhou o docente, que caracterizou a “relação de proximidade” com a empresa como “fundamental”. O presidente da Escola parabenizou ainda os estudantes galardoados.

João Vargas, que frequenta a Licenciatura em Engenharia Aeroespacial, foi o vencedor desta edição e recebeu um prémio monetário no valor de 1600 euros. “Agradeço à BCG por esta distinção, que é uma motivação para continuar a procurar a excelência em tudo o que faço”, afirmou, acrescentando que “gostaria também de agradecer aos [seus] professores e colegas, sem os quais não estaria [ali]”.

Foram também entregues três menções honrosas a Carolina Araújo, da Licenciatura em Engenharia Aeroespacial, e a João Martins e Luís Nóbrega, ambos da Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica, reconhecendo o seu empenho e mérito académico no âmbito da unidade curricular (UC) de Gestão.

Durante a cerimónia, Carlos Elavai, Director e Partner da BCG, destacou a relevância do prémio. “O que queremos instituir é um conjunto de valores que para nós são muito importantes: trazer excelência à sociedade e aos nossos clientes”, partilhou, afirmando ser “uma grande honra estar [ali] a entregar o prémio”.

Além do prémio individual ao estudante, foi entregue um donativo no valor de 1070 euros ao Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) para a melhoria das condições de ensino da UC de Gestão. José Rui Figueira, presidente do departamento, agradeceu o contributo. “Este reconhecimento não só destaca o talento dos nossos estudantes, mas também simboliza o impacto positivo que parcerias estratégicas (como a que temos com a BCG) têm no desenvolvimento de futuros gestores e profissionais de excelência”, defendeu o docente.

A cerimónia contou ainda com a intervenção de Carlos Monteiro, professor responsável da UC e membro do júri, que elogiou a qualidade e o potencial dos estudantes, com quem afirmou ser “um prazer trabalhar”. “São o exemplo de que os engenheiros não são apenas engenheiros, mas muito mais do que isso”, defendeu.

Encerrando a sessão, Carla Patrocínio, Diretora de Transferência de Tecnologia do Técnico, destacou a importância da BCG na criação de prémios de mérito. “Este prémio foi a primeira iniciativa do género e inspirou a criação de mais de 30 outros prémios no Técnico é um prazer termos esta parceria, que eleva o nível da formação e do reconhecimento dos nossos estudantes”, afirmou.

 

Fotogaleria.