O Formula Student (FST Lisboa), núcleo de estudantes do Instituto Superior Técnico, conquistou nove lugares no pódio, na 3.ª edição do Formula Student Portugal. O FST14, o novo protótipo 100% elétrico e autónomo, venceu nas categorias Class 1 Electric e Driveless Cup, fazendo do FST Lisboa tricampeão em ambas.
Na edição deste ano, a equipa conquistou ainda os prémios de Engineering Design e Plascore iad special award, nos eventos estáticos e, nos eventos dinâmicos, os P1 slidpad e P1 acceleration, Autocross, Endurance e Track Drive. O seu desempenho foi avaliado por um painel internacional de jurados, composto por engenheiros de Fórmula 1, especialistas aeroespaciais e docentes universitários, responsáveis pela avaliação técnica e acompanhamento das equipas em todas as etapas da prova.
A competição decorreu de 27 de julho a 1 de agosto, no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, reunindo mais de 600 estudantes de 29 equipas universitárias de várias partes do mundo.
O FST14 é o carro mais “ambicioso” e leve desenvolvido até ao momento pela equipa do Técnico. A nova versão integra um chassis monocoque redesenhado, um pacote aerodinâmico atualizado, um sistema de amortecimento avançado e um pipeline de condução autónoma otimizado, atingindo uma velocidade máxima de 117 km/h.
A Formula Student (FST Lisboa), criada em 2001, é composta por 61 estudantes de diferentes cursos do Técnico e tem como objetivo aplicar conhecimentos adquiridos em contexto académico ao desenvolvimento de protótipos tipo Fórmula. Em 2024, alcançou o 1.º lugar nas categorias de veículos elétricos e autónomos da competição portuguesa, bem como os melhores tempos nas provas de SkidPad e Acceleration.
Após as conquistas em Castelo Branco, o FST14 segue para outras competições internacionais do calendário da equipa, incluindo a Formula Student Spain e a Formula Student Germany no próximo mês.
A relação do Técnico com a Formula Student Portugal remonta à sua 1.ª edição, realizada integralmente no campus da Alameda, com o envolvimento da comunidade académica e de vários docentes. Atualmente, um número significativo de alumni do Técnico integra a organização do evento, reforçando a ligação histórica entre a Escola e a competição.