Exposição “110 Histórias | 110 Objetos”: Técnico abre portas à comunidade para contar a sua história através de objetos

Inaugurada a 23 de maio, a exposição pode ser visitada até ao final de 2024. A entrada é livre.

No Verão, o ISTSat-1, o primeiro satélite construído integralmente em Portugal – no Instituto Superior Técnico –, será lançado para o Espaço. Mas antes disso, uma réplica desse cubesat estará no Técnico Innovation Center powered by Fidelidade, junto ao Jardim do Arco do Cego, em Lisboa, no âmbito da exposição “110 Histórias | 110 Objetos”. É uma das várias dezenas de objetos que poderá ser vista na exposição, inaugurada a 23 de maio, data em que o Instituto Superior Técnico celebrou o seu 113.º aniversário, e que estará patente até ao final de 2024. Protótipos de veículos construídos por estudantes da Escola, um meteorito, uma taça de campeões de voleibol, várias gerações de robots, computadores e aparelhos científicos são alguns dos objetos que espelham a diversidade e a história da Instituição. São objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, e o ponto de partida para conversas com pessoas centenas de pessoas do Técnico.

Estes objetos chegam agora ao formato exposição (e livro homónimo também apresentado no mesmo dia), depois de terem visto a sua história ser contada, semanalmente, entre de 23 de maio de 2021 a 8 de setembro de 2023, no podcast “110 Histórias | 110 Objetos”. O podcast integrou a rede de podcasts do Público e venceu o prémio PODES 2022, na categoria Ciência, Tecnologia e Educação.

A 23 de maio inaugurou‐se também o “111.º objeto” da coleção: a estátua de um jovem mocho, da autoria do artista plástico Bordalo II, que simboliza todos os objetos cuja história não pôde ser contada, tendo‐se resgatado ao lixo do Técnico alguns dos elementos que a compõem.

“O sucesso deste projeto foi enorme e o podcast ultrapassou em muito as fronteiras da comunidade Técnico, ajudando a projetar na sociedade aquilo que é o Técnico, o que faz, a sua história, a sua cultura”, defende Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico. “Esta exposição é um convite para todos: venham ver-nos, conhecer-nos e ver aquilo que os nossos estudantes e investigadores fazem. Venham entrar e venham conhecer o Técnico”, complementa.