Feedzai apoia renovação de Laboratório do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

A cerimónia de inauguração do “Feedzai Lab”, localizado na Torre Norte, teve lugar esta terça-feira.

Os estudantes que diariamente são desafiados a aprender mais sobre Sistemas e Controlo na antiga sala LSCD1 da Torre Norte, têm agora à sua disposição um moderno laboratório, com condições e equipamentos renovados. Os tons de azul e verde que acompanham o logótipo numa das paredes revelam de quem é responsabilidade da transformação: a Feedzai.  A cerimónia de inauguração do “Feedzai Lab” do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), e localizado na Torre Norte, decorreu esta terça-feira, 8 de fevereiro.

Ao cruzar a porta, perceciona-se a surpresa e o orgulho na mudança. Após breves momentos de contemplação, coube ao presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, proferir as primeiras palavras, que só podiam, claro, ser de agradecimento à empresa que apoiou a renovação: “quero agradecer à Feedzai por se ter associado desde 2019 à nossa rede de parceiros, uma parceria intensa de nível mais elevado”. “Estes parceiros permitem ao Técnico concretizar uma das vertentes mais importantes da sua missão: a abertura e o aprofundamento da ligação à sociedade. A formação e o ensino numa sociedade com uma dinâmica de mudança muito elevada como a nossa, com uma necessidade de talento, não se faz sem ser em parceria com as empresas e a indústria”, afirmou o docente.

Sublinhando o valor que tem para a instituição este apoio das empresas na renovação da infraestrutura do Técnico apoiando “o investimento em laboratórios e a formação do talento”, o professor Rogério Colaço expressou o desejo de que esta “relação continue a ser profícua para ambas as partes”, e se venha a aprofundar ao longo dos próximos anos.

João Ascensão, Senior Director da equipa de investigação em Inteligência Artificial da Feedzai, lembrou que “esta ligação à academia está presente desde o início da empresa e é algo que todos temos consciência que foi absolutamente fundamental para o nosso sucesso até agora”. “Felizmente estamos numa fase em que a Feedzai cresceu ao ponto de poder dar um bocadinho de volta”, declarou.  Esta parceria, da qual resulta agora este renovado laboratório, tem o “intuito de reconhecer este impacto, as coisas boas que tivemos da academia e ajudar a criar uma academia mais forte através do nosso contributo”, denotou.

Abordando as várias dimensões em que esta ligação se estende e os frutos que dela poderão advir, João Ascensão destacou a importância dos espaços físicos no processo de formação dos estudantes pela “ligação que têm ao prático, ao fazer, ao construir, ao experimentar”. “Também por isso ficamos muito contentes por colaborar com este espaço, onde esperamos que os alunos possam experimentar muito e isso é realmente o mais importante para nós”, colmatou.

O presidente do DEEC, professor José Santos-Victor, reforçou o agradecimento à Feedzai pelo apoio ao Técnico na renovação deste espaço. “Estamos completamente alinhados com este desafio, que é do país e do mundo, de identificar, desenvolver e reter talento”, disse, salientando o valor que esta conexão ao tecido empresarial acrescenta à formação dos alunos. “Sabemos que a Feedzai tem uma tradição muito forte de ligar o desenvolvimento económico, a criação de valor à investigação, e nós temos o mesmo mantra”, disse, apontando oportunidades de colaboração entre as duas entidades.

Para fechar da melhor forma este encontro, docentes, investigadores e colaboradores da Feedzai reuniram-se num workshop, no qual além da apresentação da cátedra criada pela empresa no Técnico e dedicada à área de machine learning, foram debatidas futuras colaborações científicas e dados a conhecer os contornos do programa de bolsas que será lançado em breve.

Além de João Ascensão testemunharam o simbólico momento vários elementos da direção do unicórnio português, nomeadamente: Pedro Saleiro (Director of AI Research), Sara Guerreiro Sousa (Senior Research Manager), Sofia Gomes (Líder da Área de investigação) e Beatriz Malveiro (Líder da Área de investigação). Na impossibilidade de estar presente, o engenheiro Pedro Bizarro, cofundador e Chief Science Officer da Feedzai, acompanhou remotamente ambos os eventos.

Galeria de fotografias do evento