Sonae MC apoia o Técnico na renovação de Laboratório de Informática

As duas entidades assinalaram, no passado dia 19 de novembro, uma parceria através de uma sessão que decorreu em formato digital.

Contribuir para a criação de conhecimento e apoiar a formação do talento nacional têm sido dois objetivos centrais na demanda de responsabilidade social prosseguida pela Sonae MC. No cumprimento destes objetivos, o retalhista nacional alia-se agora ao Instituto Superior Técnico, que nos últimos anos tem trilhado um caminho de aproximação às empresas, numa parceria que começa com um objetivo bem definido: apoiar a renovação de um dos laboratórios do Edifício Rede de Novas Licenciaturas (RNL) do Departamento de Engenharia Informática (DEI).

A sessão entre as duas entidades decorreu no passado dia 19 de novembro e contou com a participação do Head of IT Transformation and IT Strategy & Experimentation da BIT by Sonae MC e antigo aluno do Técnico, Bruno Mourão, da Gestora de Recursos Humanos da Sonae MC, Helena Pinto, do vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, professor Pedro Amaral, do presidente do DEI, professor José Carlos Monteiro, e ainda da coordenadora da Área de Transferência de Tecnologia (TT@Técnico), Carla Patrocínio.

O professor Pedro Amaral expressou a vontade de reforçar a parceria entre as duas entidades, lembrando o trajeto de aproximação às empresas feito nos últimos anos pelo Técnico. O docente destacou que “apesar da empresa ser conhecida pelo impacto que tem no retalho e distribuição, a Sonae MC é uma máquina absolutamente avassaladora de tecnologia e de gestão, de interação e de engenharia e por isso mesmo são muitas as sinergias que podem ser criadas com o Técnico” e agradeceu o apoio, adiantando este momento como o início de uma parceria que poderá ter “outras dimensões e muito futuro”.

Realçando o simbolismo do momento e lembrando a relação já existente entre as duas partes – quer pelo talento do Técnico que a Sonae MC recruta, quer por várias colaborações que vão sendo estabelecidas – o engenheiro Bruno Mourão afirmou que “foi sentido que havia oportunidade para estabelecer uma base estruturante, que agora se materializa no protocolo que estamos a formalizar”. O Head of IT Transformation da Sonae MC/BIT partilhou também a sua convicção de que “mesmo antes de terminar o ciclo dos 3 anos desta parceria vamos estar a revisitá-la e robustecê-la com linhas de sinergia adicionais”.

De acordo com o engenheiro Bruno Mourão esta parceria tem como objetivo “contribuir para a comunidade académica,”. “Consideramos que há muitos pontos de sinergia, e cabe-nos agora promover esse desenvolvimento incluindo o envolvimento de mais áreas quer do Instituto Superior Técnico, quer da Sonae”.

Helena Pinto realçou, na sua intervenção, a importância dada pela Sonae MC ao apoio e ligação ao talento. “Na BIT, enquanto tecnológica que somos é muito importante captar talento jovem, e daí este nosso posicionamento junto das universidades. Não faria sentido que nesta ligação às faculdades não estivéssemos também próximos do Instituto Superior Técnico”, sublinhou a gestora de recursos humanos. “Precisamos de gente jovem, com boas ideias – é assim também que as empresas vivem e rejuvenescem. São os alunos das diferentes faculdades de Engenharia a que nos ligamos que também nos ajudam a construir este percurso”, referiu.

Lembrando que esta renovação dos laboratórios da RNL era uma necessidade identificada há vários anos e para a qual era importante encontrar soluções urgentemente, o professor José Carlos Monteiro partilhou o agradecimento do DEI à Sonae MC por esta parceria. “Com este apoio conseguimos fechar o financiamento para o conjunto de laboratórios que estamos a renovar”, referiu.

Apesar da importância desta parceria e de todo o impacto que a mesma poderá ter no desenvolvimento da relação das duas entidades, tal como lembrava a coordenadora da TT @Técnico, “o momento mais importante desta parceria ainda está ainda para chegar, e será com toda a certeza o dia em que nos reuniremos todos para celebrar a inauguração dos laboratórios RNL”. A inauguração deverá acontecer já no arranque do próximo ano letivo, em setembro de 2021.