Final dos E.Awards 2023 premeia projeto com aplicação na área da saúde

O concurso de inovação do Instituto Superior Técnico distinguiu projetos concebidos pelos estudantes nas disciplinas de Empreendedorismo e Inovação, neste ano letivo.

A final do concurso de inovação E. Awards decorreu a 5 de julho no Centro de Congressos do campus Alameda do Instituto Superior Técnico. Esta competição tem por objetivo promover projetos desenvolvidos por estudantes do Técnico em disciplinas de empreendedorismo e inovação.

Vicente M. Garção, estudante de doutoramento em Engenharia Biomédica, foi o vencedor da competição com o projeto LAMPSY, um candeeiro que consegue detetar convulsões e alertar terceiros. Os dados recolhidos pelo aparelho podem ser usados para melhorar diagnóstico e tratamento de doenças como a epilepsia, por exemplo.

Menções honrosas foram atribuídas aos projetos Buzzify – desenvolvimento de um dispositivo que permite a monitorização de colmeias – e H2Ohm que pretende tornar a eletrónica divertida e ensiná-la com recursos a legos.

Foram também apresentados o MentalUP, uma plataforma que visa promover o apoio psicológico de estudantes e, por consequência, melhorar o seu bem-estar e performance académica; o Materix, que visa o reaproveitamento de resíduos entre diferentes indústrias e o Repetilles que promove a utilização de telhas de plástico reciclado pet.

O prémio de melhor poster foi entregue a um proposta de desenvolvimento de um recipiente de refeições que otimiza o seu volume de forma a ocupar menos espaço de arrumação em que a tampa pode ser utilizada como prato. A menção honrosa, nesta categoria, ficou para uma solução que facilita a recolha de bolas de tenis.

Sobre os E.Awards, Rogério Colaço, presidente da Escola, destacou que “contribuir para a resolução de problemas reais da sociedade é um dos objetivos do Técnico”. E acrescentou que “são este tipo de iniciativas que fazem a sociedade desenvolver-se e subir patamares”.

Nesta edição, registaram-se 15 candidaturas. Seis foram selecionadas para apresentação ao júri e em igual número apuradas para o prémio de melhor poster. Durante uma semana, toda a comunidade pôde votar no melhor poster.

Ao juri presente no evento e composto por Nuno Simões (Santander Universidades); Rodolfo Condessa (Armilar Venture Partners); Paulo Ruivo (Accenture Portugal); Daniel Vila Boa (Chill Time) e Luís Caldas de Oliveira (IStartLab, laboratório de Inovação do Técnico) coube a eleição do melhor projeto.

Ver fotogaleria.