FST Lisboa assegura presença em três das mais importantes competições europeias

A equipa de alunos do Técnico conseguiu garantir a sua presença nas FS East, FS Germany, e também na FS Spain.

O calendário competitivo da equipa de Formula Student do Técnico (FST Lisboa) promete dar que falar, uma vez que a mesma acaba de anunciar a presença em três das competições mais importantes do ranking mundial de Formula Student. Assim- e como tem feito desde a sua criação- a equipa de alunos irá levar o nome do Técnico pela Europa fora, participando na FS East, no circuito Zalaegerszeg Automotive Proving Ground (Hungria), na FS Germany, no circuito de Hockenheimring (Alemanha), e ainda na FS Spain, no circuito da Catalunha (Espanha). As competições terão lugar entre 17 a 21 de julho, 05 a 11 de agosto, e 20 a 25 de agosto, respetivamente.

A experiência e o sucesso da FST Lisboa nas competições do género não são recentes. Desde 2002 que a FST Lisboa participa em competições europeias, porém, este ano o calendário competitivo adquire contornos de exigência suplementares. “É a primeira vez que a equipa participa na FS East, uma competição relativamente recente e que tem atraído cada vez mais equipas de todo o mundo, sendo atualmente uma das mais competitivas da Europa”, refere Henrique Karas, líder da equipa. E se a competição em terrenos húngaros é uma novidade, o mesmo não se pode dizer da presença FS Germany, que ano após ano se assume como um objetivo central da equipa, dado o prestígio da mesma. “Queremos estar entre os melhores e a participação nesta prova reforça a qualidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no Técnico Lisboa. Esta será a 4ª participação da equipa na prova alemã”, assinala Henrique Karas. Relativamente à FS Spain, a última competição do calendário, e na qual a equipa do Técnico compete pela 6ª vez na categoria elétrica, o líder da FST Lisboa é categórico a afiançar a competitividade que lhe está subjacente. “São esperados a andar os carros mais rápidos, tendo em conta as melhorias alcançadas nas competições anteriores”, refere Henrique Karas.

Estas três competições têm ocupado o top do ranking mundial de Formula Student ao longo dos últimos anos, com especial destaque para competição alemã, tida como a mais conceituada. “Isto deve-se à dualidade entre o nível de exigência estabelecido por parte das empresas que integram a competição (tanto empresas patrocinadoras da competição como membros do júri que ocupam cargos na empresa) e a qualidade das equipas que fazem parte da mesma”, explica o líder da FST Lisboa. “A dificuldade de entrada na própria competição é outro fator que comprova o nível exigido às próprias equipas”, acrescenta de seguida. Para além da FST Lisboa, é de destacar também a presença da equipa ISEL Formula Student na edição de 2019 da FS Germany. Lisboa apresenta-se assim como a única cidade com duas equipas a participar na competição alemã deste ano. Este facto vem atestar, na opinião de Henrique Karas, “as boas práticas do ensino de engenharia em Portugal e a valorização do trabalho que é desenvolvido pelos alunos”. “Num futuro próximo, estes alunos estarão a integrar os quadros das empresas nacionais e internacionais”, destaca ainda.

Por ser um mercado que regista uma maior procura do que oferta, as competições de Formula Student incluem um processo de seriação, realizado pela organização da competição a todas as equipas interessadas. A mesma é feita através de um quiz, que assenta em matérias de Engenharia mas que também não esquece alguns tópicos importantes do regulamento da respetiva competição. “A assertividade das questões é preponderante sendo o tempo um fator de desempate. As regras de cada quiz são impostas às equipas com alguma antecedência, no site da competição”, revela Henrique Karas.

Ainda que já de olho nos desafios que se aproximam, a equipa do Técnico encontra-se, neste momento, na fase de manufatura do FST 09e. “Esta fase é caracterizada por um grande número de tarefas paralelas e requer uma monitorização cuidada”, revela Henrique Karas. “Este mês, a equipa estará a construir o chassi monocoque em Évora, juntamente com a maquinação de algumas peças nas oficinas no Técnico, fazer testes ao protótipo anterior para estudar parâmetros dinâmicos e o desenvolvimento de código e software para a eletrónica do FST 09e”, desvenda ainda o líder da equipa. Para esta época de competições, o objetivo da FST Lisboa é aumentar em 50% a pontuação média das 3 competições face à época anterior. “Para o alcançar, a equipa vai investir na qualidade dos testes ao FST 09e, na simulação dos eventos estáticos com professores e na verificação técnica do protótipo com alumni”, adianta Henrique Karas.