Iniciativa do Conselho Científico promove o debate aberto entre professores, investigadores e direção do Técnico

O objetivo do evento é impulsionar a discussão de várias temáticas relevantes para a escola.

Teve lugar esta quarta-feira,21 de junho, mais um pequeno almoço, organizado pelo Conselho Científico do Instituto Superior Técnico, uma iniciativa que envolve professores e investigadores num saudável e informal ambiente de convívio e de franca troca de ideias. A iniciativa tem vindo a ser promovida desde janeiro do presente ano, repetindo-se mensalmente e com protagonistas diferentes, selecionados aleatoriamente para cada evento. Ao longo destes seis meses, mais de 150 docentes e investigadores já integraram a lista de convidados.

“É um momento de agradável convívio, que propicia a troca de ideias, a partilha de experiências, e que permite ainda aos participantes conhecerem pessoas de outros departamentos, com os quais normalmente não se cruzam”, foi assim que o presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira, definiu o momento, antes de avançar para o momento de debate que se seguiu. Num modelo informal de perguntas e respostas, as questões focam-se quase sempre em assuntos relacionados com as carreiras, os espaços e infraestruturas, a organização do Técnico, os modelos de ensino e os projetos futuros. Várias preocupações foram colocadas em cima da mesa, e discutidas com os vários representantes dos órgãos centrais da escola também presentes. A direcção da escola tentou responder às nem sempre fáceis questões, descrevendo em muitos casos os difíceis compromissos que tem de gerir, mesmo em assuntos que parecem, aparentemente, relativamente simples, como as bibliotecas, o estacionamento, ou a manutenção de edifícios.

A iniciativa vai já na sua sexta edição, “havendo um balanço muito positivo”, como realça o professor Luís Oliveira e Silva, presidente do Conselho Científico, que adiantou a existência de um plano para “desenvolver uma iniciativa equivalente com os funcionários técnicos e administrativos do Técnico, já em setembro”.