INSPIRED 2020: Uma viagem virtual às estrelas que conta com 9 estudantes da ULisboa

Além de Francisco Caldas, aluno do Técnico, há mais 8 alunos da Universidade de Lisboa que integram o projeto promovido pela Universidade Europeia UNITE!, este ano realizado em formato digital.

“Não existem muitas oportunidades como esta, de poder aplicar na prática o conhecimento teórico que fui acumulando ao longo destes 5 anos no Técnico” é assim que Francisco Caldas, aluno de Matemática Aplicada e Computação do Instituto Superior Técnico, começa por explicar a decisão de fazer parte do  INSPIRED 2020: “Interstrellar Re-factory”, promovido pela Technische Universität Darmstadt (TU Darmstadt), e que este ano está a ser organizado sob a égide da Universidade Europeia UNITE! Além do estudante do Técnico, mais 8 alunos da Universidade de Lisboa (ULisboa) integram o projeto que este ano, e devido ao contexto de pandemia, se realiza totalmente de forma digital. O INSPIRED 2020 conta com estudantes de três universidades parceiras da UNITE!, juntando-se aos alunos da nossa universidade,  estudantes da TU Darmstadt, e do Politecnico di Torino. O projeto assume-se como um importante impulso para realizar investigação em tornos dos desafios do futuro, refletindo a capacidade de quebrar fronteiras que carateriza a UNITE!.

Aos participantes o INSPIRED oferece a oportunidade de aprender e fazer investigação em grupos interdisciplinares durante várias semanas. O programa divide-se em duas fases: uma fase de e-Learning virtual e a chamada “Do phase” – uma escola de verão de três semanas. No curso e-Learning, os participantes com diferentes formações especializadas preparam-se de forma independente para completar a tarefa que os espera durante o programa. Na etapa mais prática, o desafio passa por investigar conjuntamente uma importante questão relacionada com a (bio)engenharia em equipas de projeto internacionais e interdisciplinares. Este ano a missão passa por conceberem um reator biológico sustentável e eficiente que possa gerar nutrientes e terapia nas condições extremas encontradas no espaço. O curso preparatório de e-Learning decorreu entre 30 de março e 14 de junho, e neste momento os alunos já estão totalmente envolvidos na componente prática.  Competências como a criatividade, a originalidade e a cooperação são severamente estimuladas ao longo do programa.

Através de um balanço – ainda incompleto, uma vez que o programa ainda não terminou- daquilo que tem sido a sua experiência, o aluno do Técnico relata que na 1.ª fase do programa aprendeu “individualmente sobre Engenharia de materiais, manufaturação em LEAN, biologia sintética e sobre física espacial”. “Certas partes foram bastante educativas e acabei por interessar-me sobre coisas que nem sabia que existiam, enquanto outras foram mais ‘soft”, mas vejo agora que valeu a pena, porque todos os membros da minha equipa têm assim uma base comum de conhecimento”, destaca o aluno do Técnico.

Para Francisco Caldas a melhor parte está agora a chegar, uma vez que para o aluno a fase mais prática “é de longe a mais desafiante”. “Trabalhar em equipa com pessoas de vários países – só na minha equipa há pessoas vindas do Japão, da Coreia do Sul e da Alemanha-, é para mim a parte mais apelativa deste projeto”, frisa o aluno. Além do desafio estimulante, o estudante de Matemática Aplicada e Computação destaca que esta é “uma oportunidade para conhecer diferentes formas de trabalhar, e aprender a ultrapassar as dificuldades de comunicação que são exacerbadas pelas dificuldades técnicas de estarmos a trabalhar online”.  “Nestes últimos dias temos acordado às 8:00 da manhã e estado em contacto quase constante até às 16:00, o que é incrível, visto que há cinco dias não conhecia nenhum deles”, partilha ainda o aluno.

Acima de tudo, e além de toda a aprendizagem que propicia, este programa oferece esta robusta e uma animada plataforma de trabalho em rede, permitindo aos participantes transpor as suas  fronteiras nacionais e expandir perspetivas. “Este tipo de projeto é uma forma de enriquecer o currículo, mas principalmente é uma forma de obter competências que não conseguiria obter de outra forma no meu período académico, o que para mim, é o mais importante”, destaca o aluno do Técnico.

Também a importância desta escola de verão e as suas caraterísticas ímpares são evidenciadas pela professora Fátima Montemor, vice-presidente do Técnico para a Investigação e Assuntos Internacionais e também coordenadora da UNITE! no Técnico: “o projeto INSPIRED evidencia as tendências em novos modelos de ensino que as melhores e mais dinâmicas escolas da Europa estão a implementar. Abordagens interdisciplinares, internacionais, e que olham para os grandes desafios que se posicionam no nosso horizonte”.  A vice-presidente do Técnico frisa ainda que “o nosso trabalho com estes parceiros [da UNITE!] tem criado fortes parcerias onde, com toda a confiança, podemos partilhar talento e conhecimento”.

Recorde-se que a UNITE! -Rede Universitária de Inovação, Tecnologia e Engenharia-  é uma aliança universitária coordenada pela TU Darmstadt e que reúne a ULISBOA,  Universidade de Aalto (Finlândia), KTH Royal Institute of Technology (Suécia), Grenoble Institute of Technology (França), Politecnico Di Torino (Itália), Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha) foi criada no âmbito da Iniciativa Universidades Europeias promovida pela Comissão Europeia. Tal como no projeto INSPIRED, a tónica desta aliança é colocada em conceitos pedagógicos inovadores tais como o e-Learning num campus transeuropeu, maior colaboração interdisciplinar e cooperação internacional.

Em 2021, dois programas semelhantes serão oferecidos aos estudantes da UNITE!: o INSPIRED acontecerá em Darmstadt, enquanto um programa de verão interdisciplinar e internacional semelhante será oferecido na ULisboa.