Campus e Comunidade

Interesse nos MOOC Técnico continua a aumentar

O sucesso dos cursos é cada vez mais evidente, e o momento que estamos a viver pode muito bem ser encarado como uma ótima oportunidade para muitos atestarem a qualidade dos mesmos.

Os números relativos aos cursos MOOC Técnico corroboram um sucesso cada vez mais consolidado da plataforma de cursos online do Instituto Superior Técnico. Com quase 10.000 participantes inscritos, a plataforma disponibiliza 12 cursos, estando a ser preparados mais 5 para os próximos tempos. Além da comunidade Técnico (atuais alunos, alumni e funcionários), estes cursos estão também a conquistar uma percentagem significativa (36%) de participantes fora do universo da escola, chegando a cerca de 90 países. Outro dos dados positivos é a taxa de retenção dos MOOC Técnico superior a 30%, que é bastante positiva comparada com a taxa de 7,7% dos cursos MOOC do edX [uma das maiores e mais conceituadas plataformas de cursos online].

Para além dos números, também o êxito da plataforma se percebe nos elogios em torno da plataforma. “Os resultados têm sido muito elogiados nos feedbacks deixados pelos participantes dos cursos”, frisa a professora Ana Moura Santos, docente do Técnico e coordenadora do projeto.  Os “novos conhecimentos” que propiciam, o aprofundamento ou o reavivar de conceitos que permitem, as expetativas superadas em termos de funcionamento são apenas alguns dos elogios e mais-valias apontadas pelos alunos.

“Para os conteúdos dos cursos MOOC, principalmente vídeos educativos de curta e média duração, as soluções multimédia são elaboradas em conjunto com a equipa MOOC Técnico de onde resultam vídeos curtos e estimulantes, adaptados a aprendizagens online”, explica a professora Ana Moura Santos, docente do Técnico e coordenadora deste projeto. A diversidade dos tópicos dos MOOC e o reconhecimento por parte dos professores que criaram os cursos juntamente com a equipa, e que enaltecem a relevância destes para as suas unidades curriculares e disponibilizam-se para a contribuir para a melhoria constante dos cursos produzidos- melhorando-os edição após edição- são apontados pela professora Ana Moura Santos como outros indicadores e fatores do sucesso destes cursos.

“Os cursos MOOC Técnico através do seu design e modelo pedagógico têm como objetivo servir diferentes públicos: alunos e professores do secundário, alunos do 1.º e 2.º ciclos, tanto do Técnico como alunos internacionais, e um público alargado, tanto nacional como internacional, que necessita de reciclar conhecimentos na área STEAM”, explica a professora Ana Moura Santos. “Relativamente aos conteúdos e à sua disponibilização online, os critérios principais são a relevância científica, tecnológica e pedagógica dos tópicos abordados, aliadas a conteúdos multimédia atraentes e apelativos em formato MOOC”, esclarece ainda a docente. Tendo estes objetivos bem presentes, “estamos a conseguir projetar uma imagem do Técnico tanto a nível nacional, como internacional”, salienta a coordenadora do projeto, algo que os dados e o feedback atestam.

Na plataforma MOOC Técnico estão disponíveis cursos nas áreas da Física (3 MOOC produzidos e 3 MOOC em preparação), Matemática  (3 MOOC produzidos e 1 MOOC proposto), Engenharia e Tecnologia (5 MOOC produzidos e 1 em preparação), e Informática e Aplicações (5 MOOC produzidos ou em produção e 2 em preparação). Este projeto tem também atualmente participação ativa em 2 projetos europeus/internacionais, o World Pendulum Alliance 2019 e o FOSTOW 2019 e “constituiu parcerias em mais 3 propostas para 2020”, como adianta a professora Ana Moura Santos.

Além deste trabalho ativo de preparação, produção e melhoria dos cursos disponibilizados, o MOOC Técnico tem também estreitado “os contactos com os seus congêneres europeus, em particular com outras equipas de design e produção de MOOC, como por exemplo, a METID da Polimi, e a UPVx da UPV, com as quais partilhamos agora boas práticas de produção dos cursos”, como partilha a professora Ana Moura Santos. “Recentemente, após a submissão de uma proposta à Conferência Open edX 2020 (cancelada recentemente devido ao COVID-19), tive um contacto direto do edX mostrando interesse na divulgação de um dos resultados do projeto europeu FOSTWOM e um convite para participar no Meetup mensal da comunidade Open edX”, denota ainda a docente.

Com grande parte da população a ter de ficar em casa em regime de teletrabalho nos próximos tempos devido ao período de contenção social que se vive um pouco por todo o mundo, os MOOC Técnico podem ser uma ótima maneira de aproveitar este tempo da melhor forma,  reforçando ou adquirindo novas competências. “Neste momento crítico de pandemia, em que toda a população, em particular a população universitária teve que recolher as suas casas, os cursos online são uma oportunidade única para quem tem curiosidade científica conseguir satisfaze-la com qualidade e segurança”, declara a professora Ana Moura Santos. “O MOOC Técnico acaba de contribuir no combate a esta adversidade lançando ou reeditando cinco MOOC, alguns em formato self-paced, e está a preparar-se para relançar brevemente mais dois. De há uma semana para cá que os cursos MOOC Técnico têm sido alvo de um interesse particular, e a plataforma registou um aumento de 10% de inscritos”, acrescenta ainda a docente. O formato self-paced é a versão mais aberta possível de um curso online, um modelo de curso sem limite de tempo de inscrição, ficando o curso acessível em qualquer altura do ano, sendo permitido a cada participante escolher o seu próprio ritmo pessoal de aprofundamento dos conhecimentos.

Destacando que há ainda “um desconhecimento muito generalizado entre a população portuguesa” do que é um MOOC e das imensas potencialidades que residem neste sistema de aprendizagem online, e em simultâneo uma ligeira “desconfiança na Academia” face a esta modalidade de ensino aberta, remota e acessível, a professora Ana Moura Santos acredita que este “pode ser o momento certo para divulgar largamente esta iniciativa”. “Como muitas outras coisas em Portugal, passar a palavra aos nossos amigos e conhecidos via redes sociais pode ajudar muito a fazer crescer este projeto que abriu não só para servir a nossa comunidade académica, mas um público mais alargado”, sublinha ainda a docente que lidera o projeto que tem o carimbo de qualidade do Técnico.