Os números relativos aos cursos MOOC Técnico corroboram um sucesso cada vez mais consolidado da plataforma de cursos online do Instituto Superior Técnico. Com quase 10.000 participantes inscritos, a plataforma disponibiliza 12 cursos, estando a ser preparados mais 5 para os próximos tempos. Além da comunidade Técnico (atuais alunos, alumni e funcionários), estes cursos estão também a conquistar uma percentagem significativa (36%) de participantes fora do universo da escola, chegando a cerca de 90 países. Outro dos dados positivos é a taxa de retenção dos MOOC Técnico superior a 30%, que é bastante positiva comparada com a taxa de 7,7% dos cursos MOOC do edX [uma das maiores e mais conceituadas plataformas de cursos online].
Para além dos números, também o êxito da plataforma se percebe nos elogios em torno da plataforma. “Os resultados têm sido muito elogiados nos feedbacks deixados pelos participantes dos cursos”, frisa a professora Ana Moura Santos, docente do Técnico e coordenadora do projeto. Os “novos conhecimentos” que propiciam, o aprofundamento ou o reavivar de conceitos que permitem, as expetativas superadas em termos de funcionamento são apenas alguns dos elogios e mais-valias apontadas pelos alunos.
“Para os conteúdos dos cursos MOOC, principalmente vídeos educativos de curta e média duração, as soluções multimédia são elaboradas em conjunto com a equipa MOOC Técnico de onde resultam vídeos curtos e estimulantes, adaptados a aprendizagens online”, explica a professora Ana Moura Santos, docente do Técnico e coordenadora deste projeto. A diversidade dos tópicos dos MOOC e o reconhecimento por parte dos professores que criaram os cursos juntamente com a equipa, e que enaltecem a relevância destes para as suas unidades curriculares e disponibilizam-se para a contribuir para a melhoria constante dos cursos produzidos- melhorando-os edição após edição- são apontados pela professora Ana Moura Santos como outros indicadores e fatores do sucesso destes cursos.
“Os cursos MOOC Técnico através do seu design e modelo pedagógico têm como objetivo servir diferentes públicos: alunos e professores do secundário, alunos do 1.º e 2.º ciclos, tanto do Técnico como alunos internacionais, e um público alargado, tanto nacional como internacional, que necessita de reciclar conhecimentos na área STEAM”, explica a professora Ana Moura Santos. “Relativamente aos conteúdos e à sua disponibilização online, os critérios principais são a relevância científica, tecnológica e pedagógica dos tópicos abordados, aliadas a conteúdos multimédia atraentes e apelativos em formato MOOC”, esclarece ainda a docente. Tendo estes objetivos bem presentes, “estamos a conseguir projetar uma imagem do Técnico tanto a nível nacional, como internacional”, salienta a coordenadora do projeto, algo que os dados e o feedback atestam.
Na plataforma MOOC Técnico estão disponíveis cursos nas áreas da Física (3 MOOC produzidos e 3 MOOC em preparação), Matemática (3 MOOC produzidos e 1 MOOC proposto), Engenharia e Tecnologia (5 MOOC produzidos e 1 em preparação), e Informática e Aplicações (5 MOOC produzidos ou em produção e 2 em preparação). Este projeto tem também atualmente participação ativa em 2 projetos europeus/internacionais, o World Pendulum Alliance 2019 e o FOSTOW 2019 e “constituiu parcerias em mais 3 propostas para 2020”, como adianta a professora Ana Moura Santos.
Além deste trabalho ativo de preparação, produção e melhoria dos cursos disponibilizados, o MOOC Técnico tem também estreitado “os contactos com os seus congêneres europeus, em particular com outras equipas de design e produção de MOOC, como por exemplo, a METID da Polimi, e a UPVx da UPV, com as quais partilhamos agora boas práticas de produção dos cursos”, como partilha a professora Ana Moura Santos. “Recentemente, após a submissão de uma proposta à Conferência Open edX 2020 (cancelada recentemente devido ao COVID-19), tive um contacto direto do edX mostrando interesse na divulgação de um dos resultados do projeto europeu FOSTWOM e um convite para participar no Meetup mensal da comunidade Open edX”, denota ainda a docente.
Com grande parte da população a ter de ficar em casa em regime de teletrabalho nos próximos tempos devido ao período de contenção social que se vive um pouco por todo o mundo, os MOOC Técnico podem ser uma ótima maneira de aproveitar este tempo da melhor forma, reforçando ou adquirindo novas competências. “Neste momento crítico de pandemia, em que toda a população, em particular a população universitária teve que recolher as suas casas, os cursos online são uma oportunidade única para quem tem curiosidade científica conseguir satisfaze-la com qualidade e segurança”, declara a professora Ana Moura Santos. “O MOOC Técnico acaba de contribuir no combate a esta adversidade lançando ou reeditando cinco MOOC, alguns em formato self-paced, e está a preparar-se para relançar brevemente mais dois. De há uma semana para cá que os cursos MOOC Técnico têm sido alvo de um interesse particular, e a plataforma registou um aumento de 10% de inscritos”, acrescenta ainda a docente. O formato self-paced é a versão mais aberta possível de um curso online, um modelo de curso sem limite de tempo de inscrição, ficando o curso acessível em qualquer altura do ano, sendo permitido a cada participante escolher o seu próprio ritmo pessoal de aprofundamento dos conhecimentos.
Destacando que há ainda “um desconhecimento muito generalizado entre a população portuguesa” do que é um MOOC e das imensas potencialidades que residem neste sistema de aprendizagem online, e em simultâneo uma ligeira “desconfiança na Academia” face a esta modalidade de ensino aberta, remota e acessível, a professora Ana Moura Santos acredita que este “pode ser o momento certo para divulgar largamente esta iniciativa”. “Como muitas outras coisas em Portugal, passar a palavra aos nossos amigos e conhecidos via redes sociais pode ajudar muito a fazer crescer este projeto que abriu não só para servir a nossa comunidade académica, mas um público mais alargado”, sublinha ainda a docente que lidera o projeto que tem o carimbo de qualidade do Técnico.