Campus e Comunidade

Um workshop que reforça a aposta no MOOC Técnico

No evento fomentou-se a troca de impressões e abordaram-se estratégias de produção em torno dos cursos online.

Numa aposta clara no MOOC Técnico,  e no seguimento do sucesso dos primeiros cursos lançados, tanto a nível de feedback como de número de participantes, realizou-se nos passados dias 10 e 11 de abril o MOOC Lab, um workshop dedicado ao processo de desenvolvimento e produção de conteúdos educativos multimédia, direcionado especificamente para os cursos online da plataforma.

O ambiente foi invadido pelo entusiasmo de quem faz ou tenciona fazer parte deste um projeto inovador e dinâmico. Os participantes, professores e investigadores do Técnico, foram envolvidos em sessões de contextualização, com a abordagem dos pressupostos gerais dos cursos, mas também em sessões práticas e dinâmicas onde puderam visualizar e participar nas várias etapas de produção dos vídeos.  “Além dos autores e tutores dos primeiros 3 cursos online lançados desde outubro de 2016, estiveram presentes alguns dos professores dos próximos 5 cursos online, atualmente em produção, e que serão lançados até ao final do ano”, explica a professora Ana Moura Santos,responsável pela coordenação científico-pedagógica do MOOC Técnico.

A troca de experiências fez parte da ordem de trabalhos, o que permitiu que “os professores que estão a produzir os próximos cursos se conhecessem mutuamente e se apercebessem de algumas dificuldades comuns, mas também da diversidade de conteúdos que estão a ser produzidos”, explica a professora Ana Moura Santos.  A satisfação dos envolvidos no projeto foi várias vezes expressa, acabando por contagiar os restantes como partilha a coordenadora do projeto: “este feedback positivo também foi importante, tanto para encorajar os professores, futuros candidatos a produzirem os próximos cursos online, como pelo reconhecimento pelo excelente trabalho e dedicação da equipa multidisciplinar que tem estado envolvida neste projeto”, afirma a responsável.

Os primeiros cursos MOOC Técnico foram disponibilizados online no final de 2016, tendo-se em apenas dois meses alcançado mais de 1000 inscrições no MOOC Técnico, ao qual já acresceram até agora mais 500. Para já,  e como resultado deste workshop, cinco novos cursos online serão produzidos entre o último trimestre de 2017 e o início do próximo ano.

O sucesso da iniciativa é em muito resultado do “investimento e aposta do Técnico”, como frisa a professora Ana Moura Santos. “A disponibilização dos cursos MOOC Técnico representam uma democratização do ensino superior paralelamente com a manutenção de standard de qualidade quanto aos seus conteúdos”,realça ainda.  Do lado dos que usufruem dos cursos o feedback não podia ser mais positivo: “na minha opinião, sem dúvida que está ao nível de outros MOOC estrangeiros bem conhecidos”, pode ler-se num dos fóruns dos cursos.