Investigadora do Técnico selecionada para integrar Seminário dos Jovens Cientistas

Marija Vranic, investigadora do Grupo de Lasers e Plasmas do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (GoLP-IPFN), foi uma das escolhidas das áreas das Ciências.

O trabalho de Marija Vranic, investigadora do Grupo de Lasers e Plasmas do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear(GoLP-IPFN) continua a não passar despercebido. Às várias distinções que tem amealhado, junta-se agora o a seleção como membro do Seminário de Jovens Cientista (SJC).

A investigadora da GoLP frisa a honra que esta seleção representa. “É um reconhecimento muito importante, e para mim foi uma surpresa. Nem sabia que tinha sido nomeada – só recebi a notícia quando já tinha sido selecionada”, declara. “A Academia das Ciências é um pilar essencial da comunidade académica, e tem tradição de mais  de dois séculos. Até as paredes do edifício contam histórias e espero conseguir contribuir para criar algumas novas”, complementa.

A investigadora do Técnico compõe o grupo de 10 jovens cientistas selecionados das áreas das Ciências a que se juntam mais 10 das áreas das Letras e Humanidades. Os novos membros foram escolhidos a partir das propostas dos académicos de ambas as Classes, tendo sido privilegiadas áreas do saber distintas, como a Bioética, Física, Geologia, Biologia, Filosofia ou Estudos Literários, que possibilitarão desenvolver atividades de caráter interdisciplinar no seio da Academia das Ciências.

Para Marija Vranic esta é uma oportunidade muito relevante “para partilhar as minhas ideias junto de quem tem o poder de fazer a diferença no desenvolvimento da Ciência em Portugal”. A investigadora do GoLP sublinha que “o mundo de investigação mudou muito nas últimas décadas” e que apesar de haver melhorias, existem “dificuldades e razões para preocupação, sobretudo entre jovens cientistas”. “Acho importante que o nosso ponto de vista seja ouvido e a Academia das Ciências de Lisboa mostrou apoio neste sentido ao criar o Seminário de Jovens Cientistas”, salienta, revelando o entusiasmo com que aguarda o primeiro encontro do SJC.

Com atividades de natureza transdisciplinar e de relevância social, os jovens cientistas, na faixa etária dos 30 aos 40 anos que integram o SJC “devem possuir um currículo académico e profissional da máxima distinção, preferencialmente já com reconhecimento internacional”.

Integrado no Instituto de Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa, o SJC procura manter a ligação entre a Academia e os membros mais jovens da comunidade científica. Definido pelo seu carácter transdisciplinar, procura produzir instrumentos que possam ser utilizados pelos decisores de política científica. Através da organização de conferências, colóquios e outras atividades relevantes pretende promover a partilha de conhecimento e saber com a sociedade em geral.

Terminado o período de pertença de três anos com louvor da Direção, os membros do SJC recebem um certificado do Instituto de Altos Estudos.

Marija Vranic foi  a vencedora do Prémio Científico IBM 2017 e sua tese de doutoramento foi distinguida com o prémio “John Dawson Thesis prize”.