IPFN é outro dos finalistas à vitória do Innovation Radar Prize 2019

A unidade de investigação do Técnico é finalista na categoria “Women Led Innovations”.

O Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear(IPFN) é outro dos finalistas  portugueses do Innovation Radar Prize 2019,  na categoria “Women Led Innovations” que distingue mulheres dinâmicas que lideram grandes inovações. Por detrás desta nomeação está o projeto PEGASUS, liderado pela investigadora Elena Tatarova.

A inovação inerente ao PEGASUS (acrónimo de Plasma Enabled and Graphene Allowed Synthesis of Unique nanoStructures) e que motiva esta nomeação é inegável, tendo sido, a partir do mesmo, desenvolvida uma tecnologia disruptiva para a produção à escala industrial de nanoestruturas complexas, tais como, grafeno de alta qualidade e do seu derivado N-grafeno, de forma económica. O resultado final é um produto de alta qualidade, obtido de forma reproduzível e com as propriedades morfológicas, estruturais e funcionais desejadas.

Apesar de ser liderado pelo Técnico, o consórcio junta seis parceiros em 5 países: Centre National de la Recherche Scientifique (França), Institut Jozef Stefan (Eslovénia), Universidade de Kiel (Alemanha), Universidade de Sófia (Bulgária) e Charge2C-Newcap Lda (Portugal).

A capacidade de liderança da investigadora Elena Tatarova e os resultados surpreendentes do projeto que permitiu estender a perícia em materiais 2D e também o desenvolvimento de novas aplicações, aproveitando as propriedades únicas de grafeno / N-grafeno de alta qualidade produzido, fazem da unidade de investigação do Técnico uma forte candidata ao prémio.

As propostas estão listadas no site oficial da iniciativa onde o público é convidado a votar, até ao dia 26 de agosto, ajudando a escolher os projetos mais inovadores. Deste processo online resultarão os três projetos que vão apresentar a sua ideia perante um júri especializado no Research and Innovation Days, que se realiza no mês de setembro, em Bruxelas.