Isabel Vaz volta a estar entre as mulheres mais influentes de Portugal

A antiga aluna do Técnico é, pelo quinto ano consecutivo, uma das eleitas pela revista Executiva.

Isabel Vaz, antiga aluna do Técnico e uma das vencedoras do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, foi mais uma vez distinguida pela revista Executiva como uma das 25 mulheres mais influentes de Portugal. A alumna do Técnico tem sido presença assídua nesta lista que destaca mulheres da área dos negócios, política, ciência, artes e cultura, da justiça e dos media.

Licenciada em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico em 1990, Isabel Vaz iniciou a sua vida profissional como investigadora no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) e foi engenheira no Grupo Atral Cipan. Em 1992, ingressou na McKinsey, onde exerceu o cargo de senior consultant durante sete anos, participando em projetos essencialmente na área da banca e seguros. Em 1994 e já percecionando a vocação e talento para a gestão acaba por fazer um MBA pela Faculdade de Economia da Universidade Nova.

Em 1999, a alumna do Téncico era convidada por Ricardo Salgado, então presidente do BES, para criar a Espírito Santo Saúde, atual Grupo Luz Saúde, do grupo chinês Fosun. Isabel Vaz lidera “hoje mais de 13 mil colaboradores em 30 unidades de saúde, entre as quais o Hospital da Luz, em Lisboa, e o hospital público, o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, em regime de Parceria Público-Privada, desde 2012”, tal como é referido no texto que acompanha o estudo da Executiva.  A antiga aluna do Técnico, com 54 anos, é também administradora não executiva da Sonae Capital e dos CTT. Em 2018, o Técnico reconhecida também o valor, as competências e o papel de Isabel Vaz na sociedade portuguesa atribuindo-lhe o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo.

A distinção das 25 mulheres portuguesas mais influentes é feita com base num estudo elaborado em exclusivo para o site Executiva.pt, por Filipe Fernandes, e tem como base cinco critérios que passam pela carreira, imagem, rede, poder (impacto social) e fortuna. Na lista onde consta a antiga aluna do Técnico são também distinguidas a Ministra da Saúde, Marta Temido, a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, a Comissária Europeia, Elisa Ferreira e a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza.