JEEC apresentam programa a que poucos conseguiram ficar indiferentes

Durante toda a semana, as Jornadas de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores agitaram o Técnico com múltiplas atividades e nomes sonantes da área.

Começar pelo fim neste caso facilita, e muito, a perceção da dimensão e do sucesso das Jornadas de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (JEEC) que decorreram entre 11 e 15 de março. A plateia estava preparada para receber centenas de alunos, mas tiveram que se ir somando cadeiras para corresponder ao interesse gerado em torno do orador. O nome do mesmo era nada mais, nada menos do que Konstantinos Laskaris, designer principal de motores da Tesla, a empresa mais famosa do mundo na produção de carros elétricos. “Estávamos mais ou menos à espera desta adesão. Este foi um dos oradores que nós mais divulgamos e ao qual tivemos maior recetividade”, revela Catarina Amaro, uma das coordenadoras da organização das JEEC. “A organização nem queria acreditar quando recebeu o e-mail de confirmação do orador”, revela a aluna, ainda incrédula com o sucesso com que, com esta palestra, a organização consegue fechar o cartaz do evento. “São estas salas repletas e o próprio feedback que recebemos dos oradores que adoram vir o Técnico que tornam o nosso balanço mais que muito positivo”, frisa Catarina Amaro.

Empreendedorismo, inteligência artificial, redes elétricas inteligentes, informática e as demais áreas em que um Engenheiro Eletrotécnico e de Computadores pode trabalhar estavam muito bem refletidas no programa do evento. Embora hajam alguns casos de sucesso mais óbvios como a palestra de Konstantinos Laskaris – cujo conteúdo ficou sujeito a algum secretismo-, a verdade é que o êxito foi uma dominante nesta 19ª edição das JEEC. Para além das palestras também a feira de empresas, os workshops, os painéis de discussão e as Tech-Talks foram extremamente bem-sucedidas, cativando alunos do curso e de toda a escola. “Este ano conseguimos fazer coisas muito mais diversificadas, trazer empresas de áreas muito diferentes e isso enriqueceu imenso o nosso programa”, assinala Catarina Amaro.

A verdade é que durante toda a semana foi impossível ficar alheio ao evento. À entrada do Pavilhão Central, os elementos da organização, as letras azuis e pretas com a sigla do evento, e os placards gigantes lembravam o imponente programa e convidavam à visita à feira de empresas. Por lá, encontravam-se reconhecidas empresas como a Microsoft, a Talkdesk, a Deloitte, a Novabase ou a Vodafone. A cativar as atenções dentro da mesma estavam os representantes das empresas e a sua simpatia, as inúmeras oportunidades de futuro e a incontornável possibilidade de estabelecer contactos. No total, e ao longo de toda a semana foram mais de 40 empresas que passaram pelo átrio, dando os seus representantes contributos nas várias atividades das jornadas.

“O nosso objetivo é que as JEEC consigam manter os números e a ótima reputação ano após ano, e acho que esta edição  conseguimos manter esse nível”, refere Catarina Amaro, visivelmente feliz com todo o resultado de todo o esforço. Mas depois de assistir à palestra de Konstantinos Laskaris ou de se ouvir o aplauso com que o mesmo foi recebido fica-se com toda a certeza.