Alunos do Programa APPLAuSE apresentam e debatem os projetos de investigação

A primeira edição do Workshop APPLAuSE ocupou, durante todo o dia, o Centro de Congressos do Técnico.

Decorreu, esta quarta-feira, a primeira edição do Workshop APPLAuSe – Advance Program in Plasma Science and Engineering, em que vários alunos de doutoramento do programa puderam apresentar e debater os seus projetos de investigação. Ao mesmo tempo, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a um colóquio do professor Luís Oliveira e Silva, professor do Departamento de Física e investigador do Group of Lasers and Plasmas (GoLP) do IPFN, subordinado ao tema “Extreme Plasmas: from surfing at the speed of light to boiling the vacuum”.

Durante todo o dia os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar a sua investigação aos estudantes não graduados interessados em saber mais sobre a investigação em plasmas, e ainda debater entre pares o avanço do seu trabalho, de uma forma interativa e com o objetivo de estimular o conhecimento em Física e Engenharia. Temas como “Understanding CO2 plasmas under non-equilibrium conditions” ou “Extreme UV radiation from microwave driven Helium plasmas” foram apenas alguns dos presentes nesta primeira edição do workshop.

Entre as sessões de apresentação houve ainda espaço para algumas atividades com os doutorandos e, no final, para uma festa de encerramento, em que o novo presidente do programa, o professor João Bizarro, deixou algumas palavras.

Pode saber mais sobre o programa APPLAuSE, integrado nas atividades do IPFN – Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, aqui.