Campus e Comunidade

Jonathan Clark discute futuro do turismo espacial no Técnico

As potencialidades do turismo espacial estiveram em discussão no American Corner do último dia 8 de maio.

O professor de Neurologia e Medicina Aeroespacial da Baylor College of Medicine, Jonathan Clark, foi o orador da palestra promovida pelo American Corner do Instituto Superior Técnico, a 8 de maio, no Campus Alameda.

Neste seminário com o tema “Space Tourism: The Commercial Potential of Space Travel”, o antigo responsável médico de várias missões da NASA, agora a trabalhar no setor comercial, partilhou episódios da sua experiência profissional e procurou responder a questões como “Por que querem os humanos ir ao espaço?”.

Das duas “so freaking cool” quedas livres supersónicas estratosféricas de que foi diretor médico e que podem ser uma experiência muito mais barata do que partir para o espaço suborbital a bordo de uma cápsula, à evolução dos preços destas viagens, Clark abordou os vários ângulos deste que defende ser o turismo do futuro. Analisou também os incidentes mais significativos da história desta indústria em crescimento.

Jonathan Clark acredita que o turismo espacial será “benéfico para a economia global” com impacto significativo no desenvolvimento científico. Isto porque um maior número de voos permitirá recolher mais dados clínicos dos passageiros e o comportamento de determinadas condições médicas naquele ambiente.

As viagens suborbitais “point to point” são o próximo passo neste mercado. “Subir, atravessar a atmosfera e aterrar em algum lado” permitirá ir de Londres a Sydney em menos de 90 minutos, o que levará muito mais passageiros ao espaço, na opinião do palestrante.

Esta conferência decorreu ao abrigo da parceria entre o Técnico e a Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) e no âmbito do programa American Corners Portugal.