JUNITEC é finalista de dois prémios europeus

A Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico volta a ser selecionada como finalista dos “JEE Excellence Awards”, desta vez em dose dupla.

A Junior Enterprises Europe (JEE) anunciou esta segunda-feira, 1 de fevereiro, que a JUNITEC- Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico é finalista em dose dupla dos “JEE Excellence Awards”.  Na edição deste ano dos prémios europeus que distinguem a ação das júnior empresas, a JUNITEC volta a ser finalista na categoria “The Most Entrepreneurial Junior Enterprise” [Júnior Empresa mais Empreendedora da Europa], troféu que já arrecadou no ano passado, mas também na categoria “The Most Promising Enterprise” (Júnior Empresa mais Promissora da Europa).

Esta dupla nomeação para os “JEE Excellence Awards” é algo totalmente inédito na história da júnior empresa do Técnico, e tal como refere João Alves, presidente da JUNITEC, “vem consolidar o excelente trabalho de todos os membros ao longo do último ano e deixa-nos a todos extremamente orgulhosos e com uma vontade extra de continuar o que de bom tem sido feito, nunca deixando de inovar”.

Apesar de este ano ter sido um ano complicado devido à situação pandémica, João Alves sente “que a equipa está motivadíssima”. “Temos feito um esforço enorme para manter o espírito de proximidade que sempre nos caracterizou e a equipa o mais estimulada possível”, denota. “Efetivamente, o aumento do número de projetos e colaborações com empresas aliado a um enorme esforço logístico para continuar a organizar eventos e sessões de team building online em permitido o envolvimento de toda a estrutura na atividade da JUNITEC e os membros têm respondido muitíssimo bem”, adiciona João Alves.

Além do aumento do número de projetos angariados e do número de empresas com que colaboram, o programa de incubação da JUNITEC tem registado um desenvolvimento constante o que se reflete na “consequente geração de startups com cada vez mais apoio e potencial”. A tudo isto soma-se também o crescimento sustentável do TecStorm, a maratona tecnológica organizada pela JUNITEC. “Para além disso, temos estado a trabalhar não só a nossa componente externa, mas também a desenvolver uma série de processos internos e a construir uma base estratégica forte com o objetivo de nos tornarmos numa referência no Movimento Júnior nacional, bem como por toda a Europa e, felizmente, têm começado a aparecer os resultados deste esforço”, aponta o aluno do Técnico.

O presidente da JUNITEC admite que primeira vitória de sempre nos Excellence Awards alcançada no ano passado “serviu de mote às candidaturas deste ano e às que espero que virão no futuro”. O aluno do Técnico sublinha o crescimento exponencial que tem pautado a ação da júnior empresa nos últimos anos e salienta que o “prémio alcançado no ano passado contribuiu para a materialização deste crescimento, não só provando aquilo que já havia sido alcançado, mas essencialmente preconizando aquilo que pode ainda ser atingido”.

A equipa de alunos do Técnico vai disputar os dois prémios numa ronda de “pitches” no habitual evento internacional, o JEE Winter Conference 2021, que acontece no final de fevereiro.

“Acredito verdadeiramente que este ano podemos não só revalidar o título de Júnior Empresa mais Empreendedora, mas também sermos consagrada a Júnior Empresa mais Promissora da Europa”, afirma João Alves. É para isso mesmo que a equipa vai trabalhar, fazendo “os possíveis e impossíveis para elevar ao máximo o nome da JUNITEC e do Instituto Superior Técnico pela Europa”, tal como vinca o aluno.

Os “JEE Excellence Awards” recompensam as júnior empresas europeias pelo seu trabalho ao longo do ano anterior. Segundo a JEE, os vencedores “estão não só estão a criar impacto dentro da Rede Europeia, como também a inspirar outras júnior empresas a fazê-lo”.