Projeto desenvolvido pela JUNITEC é finalista de prémio internacional

O CEiiA 2.0 está nomeado para os European Excellence Awards, na categoria “Most Impactful Project”.

Uma pulseira inteligente que monitoriza o estado de cada paciente que se desloca às urgências, enquanto transmite dados para uma Web App através da qual os profissionais de saúde podem gerir as prioridades de atendimento. A ideia é genial,  será extremamente útil em ambiente hospitalar, tem o cunho do Técnico e é uma das candidatas a conquistar a distinção de “Most Impactful Project”, uma das categorias dos European Excellence Awards atribuídos pela Junior Enterprises Europe (JEE), a confederação Europeia de Júnior Empresas.

O projeto CEiiA 2.0, que dá origem a esta inovadora pulseira, foi desenvolvido por uma equipa da Júnior Empresa do Instituto Superior Técnico (JUNITEC) a pedido e em estreita colaboração com o 4LifeLab, um laboratório colaborativo para o desenvolvimento de dispositivos e sistemas para emergências médicas e situações de catástrofe, fundado em 2021, pelo CEiiA  – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto –  e pelo Centro Hospitalar de S. João. A equipa da JUNITEC acabaria por ser contactada pelo CEiiA para contribuir para o desafiante projeto, que além de uma maior eficiência na gestão de recursos nos hospitais permitirá melhorar a experiência dos doentes de forma inovadora.

O elevado número de pacientes que recorrem aos serviços de urgência – mais de 500 mil mensalmente – e os escassos recursos existentes face aos mesmos acabam por sujeitar os pacientes a  longos tempos de espera. O tempo de espera médio nestes serviços é de 265 minutos, e no decorrer deste período o estado de pacientes classificados como de baixa prioridade pode facilmente, numa questão de horas, deteriorar-se. Por isso mesmo, nestes casos, como em todos os outros, é crucial que as unidades de saúde assegurem que os utentes estão devidamente monitorizados, enquanto aguardam observação médica, de forma a verificar quaisquer eventuais alterações do seu estado de saúde, garantindo uma resposta atempada e clinicamente integrada.

Com esta motivação bem presente, detendo um plano de ação bem definido e orientada pela excelência e vontade de inovar, a equipa da JUNITEC colocou mãos à obra. A contribuir para o desenvolvimento da ideia esteve um grupo multidisciplinar de alunos composto por:  Vicente Mendes (gestor do projeto) e Hugo Miranda, ambos alunos de Engenharia Física Tecnológica; Mariana Nunes, Guilherme Gaspar e Maria Fernandes, estudantes de Engenharia Biomédica; Afonso Mesquita, aluno de Engenharia Aeroespacial; e Martim Afonso, aluno de Engenharia Informática e de Computadores.

As pulseiras, reutilizáveis e esterilizáveis, monitorizam diferentes sinais vitais, tais como o ritmo cardíaco, nível de oxigénio no sangue e temperatura corporal, permitindo também obter a localização do paciente no hospital através de RFID.

Vicente Mendes, que além de gestor deste projeto assume atualmente o cargo de coordenador de Consultoria da JUNITEC, explica que o principal objetivo da pulseira, do ponto de vista clínico, é a monitorização dos sinais vitais, permitindo alertar os profissionais em casos de emergência. “Do ponto de vista logístico, a monitorização permite um aumento de eficiência da urgência, atingindo um outro objetivo: a redução dos tempos de espera”, evidencia, em seguida, o aluno do Técnico.

Os dados do paciente são comunicados por Wi-Fi para um servidor, sendo acessíveis numa web app user friendly a médicos e enfermeiros. “É ainda imprescindível que a pulseira seja reutilizável após desinfeção e carregamento e tenha autonomia suficiente para um tempo de espera longo”, salienta Vicente Mendes.

Assim que é registado no sistema o paciente receberá a pulseira. Todos os dados recolhidos durante a monitorização do utente estarão apenas acessíveis aos profissionais de saúde, através de um simples dashboard desenvolvido pela JUNITEC. “É aqui que os vários responsáveis pela triagem e prioridade de atendimento podem, com base nos dados, tomar melhores decisões de gestão das Urgências”, revela Miguel Mira, vice-presidente da Júnior Empresa do Técnico. “Este foi o sistema desenvolvido na primeira run do projeto. Uma vez criada a prova de conceito, os próximos passos do projeto envolvem a continuação do desenvolvimento e posteriormente uma fase de testes no Centro Hospitalar de S. João”, acrescenta o estudante.

Por estar envolvida desde o início no desenvolvimento da ideia, a equipa da JUNITEC teve oportunidade de criar um Product Roadmap para este dispositivo. “Nesse documento, foram pensadas e previstas versões futuras desta pulseira que, com sensores adicionais, facilmente poderão ser utilizadas noutras unidades de saúde”, revela Miguel Mira.

Para a JUNITEC esta nomeação por parte da JEE “representa um reconhecimento da nossa missão e a valorização da dedicação e qualidade do trabalho desenvolvido pelos nossos membros”, como realça Maria João Carvalho, presidente da Júnior Empresa. Apesar de estarem cientes que o CEiiA 2.0 tem um “enorme valor intrínseco” e que este é “verdadeiramente impactante”, a equipa da JUNITEC reconhece também a qualidade do outro projeto finalista.  “O nosso objetivo principal objetivo é demonstrar como estudantes do Técnico e membros da JUNITEC conseguem realmente posicionar-se na vanguarda da tecnologia”, vinca Maria João Carvalho.

Most Impactful Project” é uma das categorias dos European Excellence Awards que tem como objetivo premiar as Juniores Empresas Europeias pelo trabalho realizado ao longo do último ano. A concorrer diretamente com a JUNITEC por este prémio está a LisbonPH, a Júnior Empresa da Faculdade de Farmácia de Lisboa.  Em breve, saberemos se este galardão se juntará aos que a equipa conquistou nos últimos dois anos, o de Júnior Empresa Mais Promissora da Europa, em 2021, e os de “Júnior Empresa Mais Empreendedora da Europa” e “Júnior Empresa Mais Inovadora“, em 2020.