Laboratórios Abertos do DEQ de regresso ao Técnico

Durante os cinco dias, foram mais de 1000 os jovens a passar pelos Laboratórios e Anfiteatros do departamento.

Decorreu, entre 6 e 10 de fevereiro, a edição 2017 dos Laboratórios Abertos do DEQ – Departamento de Engenharia Química, na Torre Sul do Instituto Superior Técnico.

Esta iniciativa, que tem a finalidade de cativar e motivar os mais jovens para a Ciência e, em particular, para a Química, destina-se aos jovens do 1.º ciclo ao Secundário, com atividades distintas para os mais novos (Kids), 2.º e 3.º ciclos (Juniores) e Ensino Secundário (Seniores) – os dois últimos grupos tiveram a oportunidade de assistir a palestras variadas antes de se dirigirem ao laboratórios, onde foram postos à prova com experiências de Engenharia Química e Engenharia de Materiais. Para os mais novos não houve palestras, e as experiências foram adaptadas.

As palestras tiveram, além da apresentação do DEQ e da escola, feitas pela professora Dulce Simão, convidados da escola e da indústria, que abordaram temas tão diversos como plásticos luminosos, fabrico de papel, cosmética ou a vida de um engenheiro de Materiais.

Durante os cinco dias, foram mais de 1000 os jovens a passar pelos Laboratórios e Anfiteatros do departamento, numa atividade que contou com o apoio de cerca de uma centena de alunos do Técnico, que ocuparam o lugar de monitores nas atividades.