Leva de prémios entregues pelo DEEC

Inserindo-se numa das atividades das Jornadas de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (JEEC) decorreu na tarde desta segunda-feira, 5 de março, a cerimónia de entrega de vários prémios instituídos pelo Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC). O objetivo desta simbiose de eventos tem exatamente como objetivo divulgar os mesmos junto da comunidade do Técnico.

Os premiados da tarde foram sete no total. O professor Nuno Roma apresentou o galardão Bitchallenge, evidenciando o porquê do mesmo: “criamos este prémio para dar resposta à necessidade dos alunos de primeiro ano de se envolverem em atividades, levando-os a desenvolver os seus primeiros projetos de engenharia”. O vencedor do prémio  dirigido a alunos de primeiro ano do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Mestrado de Engenharia Aeroespacial, Licenciatura em Engenharia Eletrónica e ainda a estudantes da Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática foi o projeto Consola Portátil da autoria de Diogo Alves, Diogo Moura e Xavier Dias. Houve ainda lugar para uma menção honrosa para Guilherme Lopes, autor do projeto ISTàLivre. Os vencedores terão direito a um estágio de verão na Thales, patrocinadora do concurso.

Rodrigo Veríssimo foi outro dos contemplados, uma vez que o vídeo que produziu acerca da sua tese de mestrado foi o escolhido como o melhor da competição. O professor José Sousa entregou o prémio, afirmando que “esta é uma ótima forma de promover os trabalhos científicos”, incentivando os alunos que estão nesta fase do percurso académico a candidatarem-se à iniciativa.

Por último, “talvez o mais apetecível galardão” da tarde, como referiu o professor Luís Miguel Silveira, o escolhido para anunciar os vencedores do prémio professor Luís Vidigal.  “Imaginem um professor disponível, amigo, capaz, sempre disposto a ajudar os alunos e multipliquem isso por dois, assim era o professor Luís Vidigal que decidimos homenagear através deste galardão”. O prémio distingue anualmente a “dissertação de mestrado que reúne as melhores caraterísticas científicas, de inovação e qualidade”, clarificou o professor. Das 24 candidaturas, foram dois os “trabalhos excecionais que por razões algo diferentes se distinguiram”, frisou ainda. Miguel Pires, aluno do Mestrado de Engenharia Informática e de Computadores e João Sarrico do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, foram os “os melhores dos melhores”. Se o primeiro se distinguiu pela tese de mestrado “ao nível das melhores teses do mestrado”, o segundo produziu um motor para o carro da Formula Student Lisboa que transpõe o que é feito por reconhecidas marcas internacionais, transmitiu o docente do Técnico.