Campus e Comunidade

LIP promove visita ao CERN

São vários os investigadores e professores do Técnico que colaboram atualmente com o CERN

O LIP, uma unidade de investigação associada do IST, organizou uma visita dos seus associados ao CERN, para dar a conhecer a actividade de investigação e desenvolvimento levada a cabo nesta instituição por investigadores portugueses.

A delegação integrou a Prof. Isabel Ribeiro, membro do Conselho Directivo da FCT, o presidente do IST, o sub-diretor da Faculdade de Ciências e os reitores da Universidade de Lisboa, Coimbra e Minho, em representação dos associados do LIP.

A delegação foi recebida pela Directora Geral do CERN, Profª Fabiola Gianotti e por diversos responsáveis de experiências a laboratórios do CERN. No âmbito da visita, foram apresentadas as experiências CMS e Atlas, que contam com a contribuição de equipas de investigação do LIP e estiveram envolvidas na descoberta do Bosão de Higgs. Foram ainda apresentados outros serviços e laboratórios do CERN, entre os quais o centro de computação e a linha de fabrico dos magnetos superconductores.

No âmbito da visita, teve lugar uma reunião com os graduados do IST que são CERN Associates e estão envolvido na colaboração entre o IST e o CERN, cuja informação está disponível em http://cern.tecnico.pt/.

Teve lugar ainda um encontro com todos os investigadores e professores portugueses que colaboram em experiências do CERN, e na sua infraestrutura de suporte, física e computacional. A fotografia em anexo inclui muitos dos graduados, investigadores e professores do IST que desenvolvem actualmente a sua actividade no CERN.