Mais de 400 espetadores na apresentação pública do Técnico Innovation Center

A cerimónia contou com a presença do primeiro-ministro, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa e do reitor da Universidade de Lisboa, entre outras figuras.

“669.335 kg de aço em estrutura de betão, 3.390 metros quadrados de área de implantação, 9.450 rebites aplicados” – são alguns dos dados presentes no vídeo exibido durante a cerimónia de apresentação pública do “Técnico Innovation Center – powered by Fidelidade”, no dia 18 de outubro. O evento decorreu no novo edifício, situado na antiga Gare do Arco do Cego, em Lisboa, e contou com a presença do primeiro-ministro, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa e do reitor da Universidade de Lisboa. Estiveram também na assistência diversos membros do Governo e representantes das entidades financiadoras (CCDR e Fidelidade Seguros), bem como centenas de convidados da comunidade académica e empresarial.

Rogério Colaço, presidente do Técnico, foi o primeiro a usar da palavra durante a cerimónia. “Depois de mais de 500 mil horas de trabalho, o Técnico Innovation Center é um sonho que se torna realidade” – um sonho que começara há 13 anos, com a assinatura de um protocolo entre o Técnico e a Câmara Municipal de Lisboa. O presidente do Técnico acrescentou que “para além de acolher um quartel de bombeiros que o Técnico oferece à cidade de Lisboa, [o espaço] será uma montra daquilo que os estudantes, professores e investigadores têm dentro dos muros do Técnico – talento, inovação, desenvolvimento, empreendedorismo e criação de soluções e de valor”.

O projeto apresenta o maior espaço de estudo 24h para estudantes universitários do país, com capacidade para acolher mais de 550 estudantes da Universidade de Lisboa. Contando com mais de quatro mil metros quadrados de área, o edifício tem espaços de estudo e de trabalho colaborativo, uma zona de exposições e uma área multiusos para acolhimento de eventos com mais de trezentas pessoas. Virá a ter, também, o seu próprio espaço de restauração. O projeto representa um investimento de 12 milhões de euros e contou com financiamento da Fidelidade Seguros e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Lisboa 2020. O projeto das instalações, chefiado pelo professor João Gomes Ferreira, foi inteiramente desenvolvido no Técnico por equipas lideradas pelos arquitetos e professores Teresa Heitor e António Barreiros Ferreira e pelos professores Francisco Virtuoso e Augusto Gomes.

António Costa, primeiro-ministro, realçou o papel da Escola na inovação – “O Técnico está em 21 de 53 agendas mobilizadoras. Essas 21 agendas propõem criar 10 mil novos postos de trabalho, 63% dos quais altamente qualificados. O Técnico tem muito conhecimento para dar”. O chefe do Executivo destacou ainda “o enorme potencial [do Técnico Innovation Center]” e dos trabalhos que os estudantes do Técnico tiveram oportunidade de demonstrar, referindo-se aos veículos e protótipos apresentados à sua comitiva no início da cerimónia – foram exibidos os carros da Formula Student Técnico (FST Lisboa) e do Projeto Sustentabilidade Energética Móvel (PSEM), o barco solar da Técnico Solar Boat (TSB), os motociclos da Técnico Lisboa Moto (TLMoto), as aeronaves do Núcleo de Estudantes da Engenharia Aeroespacial do Técnico (AeroTéc), a pilha de hidrogénio da Técnico Fuel Cell (TFC), o balão atmosférico Balua e o primeiro nanosatélite português no formato CubeSat, o ISTSAT-1.

“É um dia muito importante para a nossa comunidade académica e para a cidade”, avança Luís Ferreira, reitor da Universidade de Lisboa. “Em particular, é importante para a maior das suas escolas – o Instituto Superior Técnico”, acrescenta. Sofia Moreira, representante da Comissão Europeia em Portugal, falou de “um espaço para o desenvolvimento do empreendedorismo, para a colaboração na área da inovação e para a transferência de conhecimento”. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, relembrou os tempos em que frequentou a licenciatura em Engenharia Civil. “O Técnico mudou a minha vida; foi o começo da minha vida”, disse, num discurso que viria a encerrar com as palavras “viva o Técnico, viva Lisboa!”. Mais tarde, em conversa informal com funcionários da Escola, recordou a conclusão do seu curso em 1993, invocando a ‘tradição dos foguetes do Sr. Carvalhosa’.

O evento pode ser revisitado através do canal de YouTube do Técnico e a galeria de fotos pode ser consultada aqui.