O trabalho de mestrado de Agata Horwacik, antiga aluna do Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia do Instituto Superior Técnico, foi distinguido como a “melhor dissertação de mestrado na área das tecnologias do Hidrogénio”, pela Fundação para o Desenvolvimento de Novas Tecnologias de Hidrogénio em Aragão. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado mês de fevereiro. O prémio entregue à alumna tem o apoio da Vea-Global e um valor pecuniário associado de 1000 euros.
Orientado pelos professores Edgar Fernandes, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e Rui Costa Neto, ambos investigadores do IN+ – Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, o trabalho intitulado “Technological and economic evaluation of hydrogen energy conversion systems based on gas turbines” consiste numa avaliação tecnológica e económica de sistemas de conversão de energia de hidrogénio baseados em Turbinas a Gás.
O objetivo destes prémios é estimular tanto a investigação ao mais alto nível como o estudo e conhecimento de tecnologias relacionadas com a utilização do hidrogénio como vetor energético, as energias renováveis e a descarbonização do sector dos transportes e da energia.
Agata Horwacik, que trabalha atualmente como Specialist Technician na Fundación para el Desarrollo de las Nuevas Tecnologías del Hidrógeno en Aragón, recebeu o galardão das mãos do vice-presidente do Governo de Aragão e Ministro Regional da Indústria, Arturo Aliaga, e da representante da Vea-Global, Sra. Ángela Laguna Abad.