Mestre em Engenharia e Ciência de Dados é o vencedor da última edição do Prémio Professor Luís Vidigal

O trabalho de Gonçalo Faria destacou-se de entre os 8 trabalhos apresentados a concurso.

Gonçalo Faria, mestre em Engenharia e Ciência de Dados, foi o vencedor da edição de 2021 do Prémio Professor Luís Vidigal.  Na origem da distinção está a tese de mestrado intitulada “Differentiable Causal Discovery under Latent Interventions“, realizada sob a orientação do professor Mário Figueiredo, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), e do professor André Martins, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI).

“É com enorme satisfação e felicidade que recebo este prémio, sendo este um reconhecimento do esforço e trabalho que dediquei a este projeto”, assume Gonçalo Faria. O alumnus recebeu o galardão na passada sexta-feira, 25 de março, no decorrer das Jornadas de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (JEEC), das mãos do presidente do DEEC, professor José Santos-Victor, e do membro da comissão de gestão do prémio, engenheiro Fernando Moreira (INESC).

No trabalho distinguido, Gonçalo Faria sugere um método para descobrir relações causa-efeito através de dados. “No entanto, no caso em que os dados em questão são de amostras de um sistema em pleno funcionamento (isto é, observacionais) este problema, na generalidade, é impossível de resolver. Consegue-se apenas recuperar um conjunto de possíveis modelos causais candidatos. Para encontrar a solução temos de obter amostras em outros regimes para além do normal funcionamento, ou seja, quando este está sujeito a intervenções”, realça o jovem engenheiro.

O aluno propõe um cenário em que estão presentes intervenções “latentes” nos dados. “Ou seja, alguém externo ao sistema fez intervenções neste, mas essa informação não está claramente identificada nos dados. O método tem então que descobrir estes regimes e usar esta informação para melhor encontrar causalidade”, explica o autor do trabalho premiado. “Em conclusão, o método proposto consegue aproximar-se do cenário de descoberta causal em que podemos fazer intervenções e é bastante melhor do que cenário em que só podemos recorrer aos dados observacionais”, complementa.

Ainda que tenha dificuldade em sugerir o que possa ter destacado o seu trabalho dos restantes 7 apresentados a concurso e que não teve “oportunidade de ver”, Gonçalo Faria salienta que o facto de abordar “um problema muito relevante em várias áreas- ciência, análise de dados – usando um conjunto de ferramentas atuais e sofisticadas combinadas de uma forma inovadora, e com resultados que são estado da arte” pode ter contribuído para arrecadar o galardão.  “Além disso, foi aceite para a primeira conferência exclusivamente dedicada ao estudo da descoberta/inferência de causalidade”, salienta, em seguida.

Terminado o mestrado, o aluno pretende a curto prazo “começar a fazer investigação na indústria”. “No futuro, vejo a possibilidade de fazer doutoramento nesta área”, confidencia.

O Prémio Professor Luís Vidigal destina-se a galardoar anualmente o autor ou autora de uma Dissertação de Mestrado cujo tema se enquadre nas áreas científicas da Engenharia Eletrotécnica, Informática e Computadores e que, no entender do Júri, reúna as melhores características científicas, de inovação e de qualidade. Na edição 2021, o Júri do galardão, presidido pelo professor Carlos Salema, é composto pelos docentes do DEEC, professores Luís Miguel Silveira, Moisés Piedade, João Miranda Lemos, Mário Figueiredo, Leonel Sousa, Pedro Lima e Bruno Martins, e pelo docente do DEI, professor Arlindo Oliveira.