Campus e Comunidade

“Não consigo escolher uma memória favorita”: Estudantes internacionais do Técnico acolhidos com fim-de-semana de atividades

Mais de 550 estudantes de mobilidade internacional participaram na Orientation Weekend, com passeios culturais, batismo de surf e jantares de convívio pela gastronomia lisboeta.

Entre a agitação das ruas de Lisboa e a tranquilidade dos jardins de Sintra, mais de 550 estudantes internacionais participaram no Orientation Weekend do Técnico, um fim-de-semana de atividades, que prolongou o ‘espírito de integração’ no início do semestre, dando a conhecer a cidade lisboeta, a cultura portuguesa e a comunidade académica que os irá acolher.

Logo cedo, os estudantes alinharam itinerários: azulejos, miradouros, ruas cheias de movimento e sorrisos curiosos. A visita a Sintra, com os seus jardins suspensos e a serenidade dos recantos, sobressaiu como um dos momentos mais tranquilos – um espaço para respirar e conversar. “O passeio a Sintra foi definitivamente o ponto alto do fim-de-semana, foi o local perfeito para fazer amigos, pela tranquilidade dos jardins e por não termos de gritar como acontece numa festa”, partilhou Adam Dargóczi, estudante de mobilidade eslovaco, atualmente inscrito na Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores do Técnico.

Do silêncio dos jardins à energia do mar, a transição fez-se com pranchas de surf na areia de Carcavelos. Entre as primeiras quedas, gargalhadas e pequenas vitórias, os estudantes experimentaram juntos o desafio das ondas. “Foi ótimo! Os professores de surf foram incríveis e quiseram ajudar todos com muita dedicação. O meu grupo também era fantástico, divertimo-nos imenso e isso tornou a experiência ainda mais agradável”, contou Doroteja Filipovic, estudante ingressada em Engenharia Biomédica, vinda da Suécia.

À noite, os jantares de convívio reuniram os estudantes em torno da gastronomia portuguesa. “Divertimo-nos à mesa, onde partilhámos jogos e adivinhas dos nossos países”, recordou Adam, descrevendo a atmosfera de proximidade que se foi criando entre os participantes.

Para muitos, a experiência do Orientation Weekend foi também um momento de reflexão sobre o percurso que agora iniciam no Técnico. “A experiência deste fim-de-semana apenas cimentou que tomei a decisão correta em vir para o Técnico e inspirou-me a aproveitar ao máximo as experiências proporcionadas e as amizades que estou a construir graças às atividades”, partilhou Maria Rogick, estudante brasileira do Mestrado em Engenharia Aeroespacial. Sobre a sua escolha, acrescentou: “Das universidades brasileiras com as quais a minha faculdade tem acordos de Duplo Grau, o Técnico era uma das poucas que oferecia um mestrado nesta área, algo que sempre sonhei em fazer”.

A estudante destacou ainda a facilidade das interações durante as atividades: “Interagimos com completos desconhecidos e vi as minhas experiências refletidas de forma diferente nas histórias de cada um. É incrível perceber o quanto aprendi sobre outros lugares do mundo e o quanto pude ensinar sobre a minha cultura”.

“Não consigo escolher uma memória favorita”, resumiu Doroteja. No final, a experiência não se traduziu num único momento, mas na soma de vários: do primeiro mergulho bem-sucedido ao silêncio cúmplice de um jardim, passando pelas gargalhadas e trocas inesperadas à mesa.

Reportagem do 1.º dia de acolhimento: “Estávamos à tua espera”: Técnico iniciou três dias de boas-vindas a milhares de novos estudantes

Reportagem do 2.º dia de acolhimento: “Envolvam-se na comunidade”: Segundo dia de acolhimento apresentou núcleos e projetos a novos estudantes do Técnico

Reportagem do 3.º dia de acolhimento: Cerca de 800 estudantes internacionais recebidos no último dia do acolhimento do Técnico

Reportagem da sessão de acolhimento dedicada às famílias: Técnico recebeu famílias de novos estudantes em três sessões de boas-vindas